Petrobras (PETR4) demite gerente-executivo de Recursos Humanos, Cláudio Costa

A Petrobras (PETR3; PETR4) demitiu Claudio Costa, gerente-executivo de Recursos Humanos da estatal, nesta segunda-feira (29), sem justa causa. A informação foi divulgada pela Reuters.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com a Petrobras, o chefe do gabinete da presidência da estatal, Pedro Brancante, deve ocupar o cargo de Cláudio da Costa até um novo executivo ser indicado.

Além de ser gerente-executivo da Petrobras, Costa está no conselho de administração da Transpetro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O executivo atua na Petrobras desde o início da gestão de Roberto Castello Branco.

De acordo com a revista Crusoé, Castello Branco tomou a decisão de demitir Costa após a suspeita de que de que o então gerente-executivo de RH havia negociado ações da petroleira um dia antes de o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), decidir demitir Castello Branco. Por sua vez, Costa negou a operação de insider trading.

Procurada pelo SUNO Notícias, a Petrobras não respondeu até a publicação da matéria.

Vale destacar que na última semana quatro diretores da Petrobras anunciaram que pretendem deixar a companhia junto com o presidente Roberto Castello Branco, que está com o mandato vencido desde o dia 20, mas que aceitou ficar mais alguns dias no cargo até que o general Joaquim Silva e Luna tenha o nome aprovado para comandar a empresa.

Os diretores executivos Andrea Almeida, diretora Financeiro e de Relações com Investidores, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, diretor de Exploração e Produção, André Chiarini, diretor de Trading e Logística, e Rudimar Andreis Lorenzatto, diretor de Produção Diretor de Desenvolvimento, informaram ao conselho que não pretendem renovar seus respectivos mandatos dos cargos.

Mudanças em Conselho e gestão podem gerar incertezas à estatal

Na última quinta-feira (25) a estatal apontou que possíveis mudanças na composição do Conselho de Administração e da equipe podem resultar em incertezas adicionais significativas à companhia.

No relatório 20F da Petrobras, arquivado nesta quinta-feira (25) na U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), a estatal petrolífera afirma ainda que a situação está mudando rapidamente na companhia e que não há certeza quanto ao resultado da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o próximo dia 12 de abril, em relação à composição do Conselho de Administração ou da equipe de gestão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“É difícil prever as futuras decisões estratégicas, de negócios ou políticas ou visões que quaisquer membros recém-eleitos de nosso Conselho de Administração ou nossa equipe de gestão podem tomar ou ter, e não podemos prever como isso afetará nossos negócios, nossos resultados operacionais e nossa condição financeira, que por sua vez poderia afetar adversamente o valor de nossos títulos”, diz.

Cotação da Petrobras

Por volta das 16h15 desta segunda-feira, a ação da Petrobras (PETR4) operava em alta de 0,81%, valendo R$ 23,65.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião