Petrobras (PETR4) confirma demissão por suposto insider trading

A Petrobras (PETR4) confirmou na noite desta segunda-feira (29) a demissão do seu gerente-executivo de recursos humanos, Cláudio da Costa, por utilização de informações privilegiadas, ou insider trading.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A notícia já havia circulado ontem mais cedo. A revista Crusoé publicou as informações no meio da tarde, afirmando que o atual presidente da Petrobras, próximo a deixar o cargo, Roberto Castello Branco, optou pela demissão.

“O gerente executivo de recursos humanos foi desligado da companhia na data de hoje, por ter atuado, em episódio pontual, em desacordo com o disposto na Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários”, afirma o documento.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Executivos da Petrobras não podem negociar ações em datas próximas a divulgações importantes

A norma em questão veda a negociação de valores mobiliários de emissão da Petrobras por pessoas vinculadas à companhia nos 15 dias que antecedem a divulgação das suas demonstrações financeiras.

Segundo a Crusoé, Costa, que era homem de confiança de Castello Branco, foi identificado pelos controles internos da Petrobras, em checagem de rotina, vendendo ações que possuía durante o auge da crise ocasionada pela decisão de Bolsonaro de tirar o atual presidente da estatal do cargo.

O executivo teria negociado cerca de R$ 85 mil em ações da Petrobras no dia 18 de fevereiro, um dia antes de Bolsonaro anunciar publicamente a demissão de Castello Branco, que será substituído pelo general Joaquim Silva e Luna.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Cláudio negou que tenha praticado insider trading e afirmou não ter cometido irregularidades durante as transações, que foram realizadas, segundo ele, por uma corretora de sua confiança.

A venda de ações por executivos com acesso a informações privilegiadas é proibida tanto pela Petrobras quanto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião