Petrobras (PETR4) recebe certificação internacional para produção do Diesel R

A Petrobras (PETR4) informou que recebeu, em fevereiro, o certificado internacional para produção do Diesel R na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). Segundo a estatal, a International Sustainability Carbon & Certification (ISCC) fortalece a atuação na produção de produtos com menor intensidade de carbono e alinhado às melhores práticas de sustentabilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em nota, a Petrobras diz que a certificação faz parte da sua estratégia comercial para o mercado de produtos mais sustentáveis, que está em franco crescimento. “A certificação ISCC é a demonstração incontestável que a sociedade está sendo beneficiada com esses produtos”, relata Sandro Barreto, gerente executivo da Comercialização do Mercado Interno.

O Diesel R da Petrobras é um combustível produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal. Ele contém uma parcela de diesel verde (HVO, em inglês), que pode variar de 5% (Diesel R5) até 10% (Diesel R10). O primeiro teste comercial foi realizado em setembro de 2022, na Repar, quando foram produzidos 1.500 m³ de Diesel R5, com 5% de conteúdo renovável.

Para o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Cláudio Rogério Mastella, “a certificação é o resultado do excelente trabalho que vem sendo planejado e executado por diversas áreas nos últimos meses e anos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, Barreto conta que a Petrobras se prepara para adquirir outros certificados, como RenovaBio, do Ministério de Minas e Energia (MME), e o Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation)

Outros projetos da Petrobras

No segundo semestre de 2023, a Petrobras planeja a comercialização na Refinaria de Cubatão (RPBC) e, ao longo dos próximos três anos, deseja iniciar vendas nas refinarias de Paulínia (Replan) e de Duque de Caxias (Reduc).

Em 2028, está prevista a entrada em operação da primeira unidade da Petrobras voltada para a produção de combustíveis de baixo carbono, com matéria-prima 100% sustentável (óleos vegetais, gorduras e resíduos), que produzirá diesel verde, bioquerosene de aviação (BioQAV), entre outros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião