Petrobras (PETR4) considera altas do petróleo insuficientes para reajustar combustíveis, diz site

A Petrobras (PETR4) considera que as altas recentes do petróleo no mercado internacional são movimentos “especulativos” e insuficientes para que a empresa faça um reajuste nos preços dos combustíveis no Brasil. As informações são do Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A pressão pelo reajuste nos preços da Petrobras ganhou força após a Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) anunciar que reduziria em 2 milhões de barris por dia a produção, o que diminui a oferta e pressiona preços.

O corte da Opep+ é o maior desde abril de 2020, quando a pandemia de Covid começou. A organização informou ainda que o acordo de cooperação atual foi estendido até 31 de dezembro de 2023.

Em comunicado após reunião ministerial, a Opep+ justificou a decisão “à luz da incerteza que envolve as perspectivas econômicas globais e do mercado de petróleo, e da necessidade de aprimorar a orientação de longo prazo para o mercado de petróleo”.

O grupo de países ainda decidiu realizar as reuniões ministeriais a cada seis meses para deliberar sobre o tema — a próxima será em 4 de dezembro de 2022.

A gasolina vendida nas refinarias na manhã de ontem estava, em média, 8% abaixo dos preços da paridade internacional, segundo dados da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).

Uma fonte da estatal afirmou ao Valor que as variações recentes no mercado seriam “marola” e não justificam elevações de preços no Brasil de imediato.

“Se o preço do Brent subir – o que aliás significa pouca coisa -, tem notícia para um lado. Se cair, tem notícia para o outro. Se ficar igual, dá notícia. Se as pessoas entendessem a formação do preço, as bandas, os índices e a postura da empresa, não estariam perdendo tempo”, disse.

Segundo a fonte, a Petrobras também planeja realizar  “uma apresentação para todo mundo sobre como é formado o preço que a empresa pratica”.  E completa: “Aí ficará claro quanto essas discussões são desnecessárias”.

Ações da Petrobras sobem

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam em alta 3,7% na quarta-feira, após o anúncio da Opep+. As ordinárias (PETR3) subiram 3,54%.

Nesta quinta-feira, as ações preferenciais da Petrobras subiram 3,41%, negociadas a R$ 33,66.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião