Petrobras (PETR3; PETR4) aprova criação de novo PAI

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou na última semana que seu Conselho de Administração aprovou a criação de um novo Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), voltado para empregados aposentáveis até 31 de dezembro de 2023.

Além disso, o conselho também informou a aprovação de ajustes para estímulos nas adesões dos três Programas de Desligamento Voluntário (PDV ) da Petrobras:

  • PDV 2019, destinado à aposentados pelo INSS até junho desse ano;
  • PDV específico para funcionários em unidades em processo de desinvestimento;
  • PDV exclusivo para empregados que trabalhem no setor corporativo da empresa.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

De acordo com o documento “Os programas são importantes ferramentas de gestão de efetivo na companhia, sendo mais uma medida com foco na redução de custos, a fim de reforçar a resiliência dos negócios da companhia”.

A estatal salientou que o PAI e o PDV 2019 apresentam uma estimativa de retorno adicional de R$ 7,6 bilhões até 2025, com os novos desligamentos estimados em cerca de 3800 empregados.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) cancela todas as datas de pagamentos de dividendos

Ademais, os ajustes de incentivo no PDV 2019 gerarão um acúmulo adicional de R$ 1,29 bilhão já no segundo trimestre de 2020, referente ao público desligado e inscrito. Em relação aos PDVs específicos, são programas feitos em ciclos e apresentam menos vagas, totalizando valores menores.

Petrobras diz que impacto esperado no caixa não será imediato

A empresa afirmou “cabe destacar que o impacto esperado no caixa da companhia não será imediato para 2020, mas sim diluído ao longo dos próximos três anos. Isso porque, no PAI, os desligamentos só ocorrerão quando da concessão da aposentadoria dos empregados constantes do público alvo e, no PDV 2019, a existência de categorias no programa que preveem a saída em até 24 meses produzem o efeito de diluir os desligamentos no tempo. Além disso, a Companhia optou por diferir o pagamento das indenizações em duas parcelas, sendo uma no momento do desligamento e a outra em julho de 2021 ou um ano após o desligamento, o que for maior”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/mglu3-materia-desktop.jpg

E por fim a Petrobras reafirma seu compromisso com a transparência e o respeito a todos os seus empregados e diz buscar condições para que os profissionais façam a melhor escolha.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião