Petrobras prolonga prazo de negociação de ações na bolsa argentina

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta segunda-feira (4) que irá negociar suas ações na bolsa argentina até o próxima segunda-feira (11). Em outubro, a estatal comunicou que iria encerrar nesta segunda (4) as negociações de seus papéis no mercado do país vizinho. 

Dessa forma, após o fechamento do pregão na próxima segunda, as ações da Petrobras não serão mais listadas na bolsa argentina. É importante reiterar que a petroleira já informou, anteriormente, que durante quatro meses, depois da deslistagem, os acionistas argentinos poderão utilizar o BBVA Banco Francés (BBVA) para ajudá-los na venda de suas ações na bolsa brasileira (B3). Os custos de corretagem serão pagos pela Petrobras.

Depois dos quatro meses, o BBVA permanecerá às ordens dos acionistas argentinos por seis meses. Entretanto, o custo de corretagem, de 0,40% do valor de venda das ações, deverá ser pago pelo próprio investidor.

Petrobras e simulador digital em refinarias

A Petrobras avalia a possibilidade de colocar simuladores digitais em todas as suas refinarias. A informação foi divulgada na última quinta-feira (31) pelo diretor de transformação digital e inovação da petrolífera, Nicolás Simone.

Veja também: Petrobras: primeiras vendas de refinarias devem ser concluídas no início de 2020

A “digital twins”, como é chamada a nova tecnologia, deverá ser adotada até o ano que vem. Por meio da medida, a estatal pretende aumentar a eficiência das refinarias.

O simulador já é utilizado, em fase de teste, em algumas refinarias da petroleira e gerou um ganho de US$ 25 milhões no terceiro trimestre deste ano. Entretanto, a Petrobras pretende fazer com que a tecnologia saia de um modelo proativo para um preditivo.

“Esta ferramenta nos permite simular réplicas das nossas refinarias para maximizar a rentabilidade da atividade de refino de petróleo e produção de derivados e tem como objetivo acelerar a tomada de decisão”, diz o relatório divulgado pela Petrobras.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião