Petrobras (PETR4) informa que obteve ganhos de R$ 342 milhões com “melhoria na gestão”

A Petrobras (PETR4) informou nesta quarta-feira (21) que obteve ganhos de R$ 342 milhões entre 2021 e 2022, como reflexo da implementação de uma série de avanços em sua gestão da cadeia de suprimentos, voltada para suas atividades de exploração e produção, refino e transporte de produtos e serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo a empresa, os ganhos da Petrobras foram obtidos, principalmente, devido aos avanços na gestão de suprimentos para manutenção, reparo e operação das unidades operadas pela companhia – como plataformas de produção, embarcações de apoio, sondas de perfuração, unidades de tratamento de gás, entre outras.

“Essa economia contribuiu para os resultados já apresentados pela empresa, refletindo a redução em 25% da cobertura de estoque da Petrobras – bem como o corte de 34% de excesso de estoque e de 40% dos códigos de materiais ativos na companhia”, afirma a estatal.

A gestão de suprimentos, explica, envolve a disponibilização dos mais diversos tipos de materiais, como tubos e conexões, equipamentos submarinos, turbinas, bombas, compressores e seus sobressalentes necessários para dar suporte às operações da companhia.

A Petrobras destaca que dispõe de uma cadeia de suprimentos complexa, com milhares de fornecedores e necessidade de disponibilização permanente de materiais para suas diversas operações.

Em paralelo, a gestão de suprimentos da companhia tem o desafio de evitar o desabastecimento de materiais nessas unidades e, ao mesmo tempo, impedir despesas inerentes a eventuais estoques excessivos ou intempestivos.

“Os ganhos obtidos nessa área refletem o foco da Petrobras na melhoria da gestão, disciplina na alocação de capital e redução de custos”, afirma.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Dividendos da Petrobras

Segundo analistas da Genial Investimentos, pagamento de dividendos da Petrobras será alto nos próximos anos, apesar do risco associado às eleições.

“De acordo com as nossas estimativas, investir na Petrobras aos preços atuais, significaria ter 100% retornado via dividendos em até cinco anos (sem considerar distribuições extraordinárias)”, diz a casa.

Com um eventual prosseguimento do plano de negócios atual da empresa, de desinvestimento e venda das refinarias, a Petrobras seguirá com uma dinâmica vantajosa por conta de alguns pontos positivos, incluindo os dividendos:

  • Foco; com a empresa seguindo seus esforços financeiros no desenvolvimento do pré-sal
  • Dividendos extraordinários; considerando um nível de produção esperado e a atrativa curva de preços do petróleo, a geração de caixa da empresa deve ser suficiente para executar o seu plano de investimentos esperados para 2022-2026
  • Venda de refinarias; com a conclusão da venda das refinarias da Petrobras trazendo uma menor percepção de risco ao case da Petrobras, o que deve acabar por trazer uma reprecificação no ativo.

Atualmente, os dividendos da Petrobras já colocam a estatal como a maior distribuidora de proventos do mundo, dado o dividend yield (DY) de 53,6%, segundo dados do Status Invest.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião