Payroll vem acima das projeções: EUA geraram 223 mil empregos em dezembro

Foram 223 mil empregos criados em dezembro de 2022 nos Estados Unidos, conforme dados do Payroll, relatório de emprego publicado nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O dado do Payroll veio acima do esperado, já que o consenso de mercado esperava uma alta de 200 mil vagas de emprego em dezembro.

“Embora o consenso esperasse por um número menor de empregos, eu acredito que, o fato de o dado ter sido superior às estimativas não muda a leitura do cenário. Para mim, no mês passado, o mercado de trabalho esteve um pouco mais forte do que se esperava e então, os dados apresentados hoje são condizentes com essa percepção”, comenta Carlos Vaz, CEO da Conti Capital, gestora de investimentos nos EUA.

Os dados do Relatório de Emprego privado (diferente do anterior, que representa todas as vagas não-agrícolas) mostrou 220 mil vagas de emprego criadas, ante 180 mil de expectativa do consenso de mercado.

Com esses números, as bolsas de valores americanas engataram alta após negociações que mostravam estabilidade antes da divulgação do indicador.

O S&P e o Dow Jones sobem 0,9% nas negociações pré-mercado, ao passo que a Nasdaq avança 0,7%.

O DXY Index, um índice que mensura a força do dólar ante uma cesta de moedas, sobe 0,04%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Impacto nos juros

Sobre o impacto do cenário atual, Vaz, da Conti Capital, destaca que o mercado de trabalho está mais flexível, o que considera essencial para que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) possa apostar em reduzir o ritmo do aperto monetário com um pouco mais de segurança.

“O payroll anunciado nos últimos meses mostra que o trabalho nos EUA ainda está aquecido, mas dá sinais de desaceleração, que são importantes e suficientes para que se possa repensar a alta dos juros, embora já saibamos que o ciclo contracionista seguirá por mais tempo”, analisa.

“Em resumo, isso quer dizer que é um dado bem-vindo para o combate à inflação, e bastante animador para quem deseja ver boas condições do mercado de trabalho, apesar do enfraquecimento da atividade econômica, em meio a uma política monetária que deve seguir com aumentos de juros entre 25 e 50 pontos base durante todo o ano de 2023″, entregando no final o que se persegue há meses e é interessante para o mercado financeiro como um todo: o tal pouso suave da economia americana”, acrescenta.

Além do Payroll, desemprego fica menor do que o esperado

Ainda nesta sexta (6) a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas divulgou que a taxa de desemprego dos EUA recuou para 3,5% em dezembro ao, ante 3,6% em novembro, que foi revisada de 3,7% originalmente. O consenso do mercado era de taxa de 3,7% no mês passado.

Nesta divulgação, o Departamento do Trabalho também revisou para baixo os números de criação de postos de trabalho de novembro, de 263 mil para 256 mil.

Para outubro, a revisão foi de 284 mil para 263 mil.

Ainda segundo os dados da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas, o salário médio por hora nos EUA subiu 0,27% em dezembro ante novembro, com um aumento de US$ 0,09 para atuais US$ 32,82.

Esse indicador – diferentemente do Payroll e da Taxa de desemprego – veio pior do que as projeções, que eram de 0,4% de aumento. No comparativo com igual período no ano anterior, a variação foi de 4,59% no último mês, ante projeções de 5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião