Guedes: ‘revisões estão confirmando que PIB pode cair 4%’

As revisões nas previsões de crescimento econômico para 2020 sinalizam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter um resumo de 4%, segundo declarou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nessa sexta-feira (21).

“As revisões estão confirmando que PIB pode cair 4%, um pouco mais do que isso”. “Está se confirmando hipótese de que o Brasil ia cair menos do que estava sendo previsto”, salientou Guedes.

Vale destacar que a previsão oficial da equipe econômica sinaliza uma queda de 4,7% da economia do País em 2020.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, o ministro comentou sobre os dados do Caged, divulgados hoje mais cedo. De acordo com ele, os números sinalizam uma retomada semelhante ao “V da Nike”, ou seja, uma queda ágil e brusca, seguida de uma retomada mais lenta, contudo “segura”.

Guedes também apontou que alguns indicadores econômicos estão dando indícios de fortalecimento da economia do País. Dentre os indicadores estão:

  • Energia elétrica;
  • Arrecadação;
  • Geração de empregos;
  • Vendas.

PIB do Brasil pode cair 6,5% neste ano segundo sondagem FGV/Ifo

O PIB brasileiro pode cair 6,5% neste ano por conta da crise, segundo analistas consultados para elaboração da Sondagem Econômica da América Latina, realizada pelo Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o instituto alemão Ifo, divulgada na última quinta-feira (20).

A queda projetada para a economia brasileira, caso venha a ser confirmada, seria inferior àquela prevista para o PIB da América Latina, de 7,7%, segundo analistas. A sondagem foi elaborada com entrevistas junto a 136 especialistas em 15 países da América Latina.

Por outro lado, a economista da FGV, Lia Valls, ressaltou que mesmo com as projeções de retração da economia menos acentuada do que a média da região, ainda há muita incerteza em relação à atividade econômica do Brasil.

De acordo com a pesquisa, em uma escala de 0 a 50 pontos sendo resposta suficiente e entre 50 e 100 pontos em resposta insuficiente, as ações do governo para administrar a crise na economia e a queda do PIB, foi de 23,5 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião