Paulo Guedes que define, diz Bolsonaro sobre mudanças no Coaf

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã deste domingo (4) que autorizou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a fazer alterações na chefia do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Bolsonaro disse que sua ideia inicial era mandar o Coaf para o Ministério da Justiça. Contudo, o Congresso decidiu manter o Conselho no Ministério da Economia.

“Eu dei carta branca a todos os ministros para, vamos assim dizer, indicar as pessoas e o poder de veto. O Coaf, na medida provisória da reestruturação estava com o Ministério da Justiça. A partir do momento em que vai para a Economia, é o Paulo Guedes quem define. Ou alguém está desconfiando do Paulo Guedes agora aí? Eu quero é que o seu ministério dê certo”, disse o presidente na saída do Palácio da Alvorada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Paulo Guedes pode estar sendo pressionado por membros da equipe de Bolsonaro a demitir o presidente do Conselho de Atividades Financeiras, Roberto Leonel. O mandatário é aliado do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O presidente Jair Bolsonaro não estaria gostando das atitudes de Leonel a respeito da decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Leonel criticou a determinação feita por Toffoli de suspender investigações que usassem dados do Coaf, da Receita federal e do Banco Central sem autorizações da Justiça.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Presidente do Coaf

Roberto Leonel assumiu o comando do órgão quando ainda fazia parte da pasta da Justiça. Ele foi encaminhado por Sergio Moro ao cargo. Leonel foi chefe da inteligência da Receita Federal por mais de 20 anos, em Curitiba. Além disso, o mandatário fez parte da força-tarefa da Lava-Jato.

Veja também: Governo quer aumentar o controle sobre contas públicas estaduais 

Para Leonel, a decisão de Toffoli pode acabar com o plano de combate à lavagem de dinheiro no Brasil. De acordo com o site da Folha de SP, o ministro Paulo Guedes está à procura de uma nova pessoa para assumir a liderança do Coaf.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião