Rede social Parler fica offline após Amazon cortar serviço de provedor

A Parler, aplicativo que vinha sendo denunciado por permitir manifestações violentas de partidários de Donald Trump, ficou fora do ar nesta segunda-feira (11), após a Amazon suspender o serviço de provedor que fornecia à plataforma.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo a gigante americana, a Parler violou os termos de uso da Amazon Web Services, a AWS, ao moderar de forma inadequada os conteúdos publicados em seus domínios. A decisão é o golpe mais devastador sobre a rede social, que é conhecida por abrigar partidários de Donald Trump que fogem de sites tradicionais do Vale do Silício.

A Amazon (NASDAQ: AMZN) ainda não se manifestou sobre o assunto. Segundo fontes escutadas pelo The Washington Post, a companhia de Jeff Bezos havia decidido suspender o serviço já no último sábado (9).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No mesmo dia, a Amazon, junto com a Apple (NASDAQ: AAPL), optou por tirar a Parler de suas lojas virtuais de aplicativo. O Google (NASDAQ: GOGL) tomou a decisão antes, retirando-a na sexta.

Parler deve ficar fora do ar por uma semana

Segundo John Matze, CEO da Parler, a rede social deve ficar indisponível por até uma semana, enquanto tudo é reconstruído do zero. Em entrevista dada neste domingo ao canal Fox News, Matze afirmou que a ação ameaça ainda deixar a empresa fora do mercado.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

As big techs alegam que a rede social não toma medidas para evitar disseminação de postagens incitando a violência. Após a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, o número de postagens com cunho duvidoso teria aumentado.

Segundo a Amazon, em carta enviada à Parler divulgada pelo site BuzzFeed, foi observado um aumento persistente do número de conteúdos violentos e que, por conta dos acontecimentos recentes, há um risco real de que as discussões que acontecem na plataforma se tornem um problema. Usuários da comunidade, estariam falando, inclusive, em guerra.

A plataforma tem um histórico de não interagir no conteúdo postado por usuários. Ela trabalha utilizando um sistema de “júri da comunidade”, onde seus próprios usuários definem se uma publicação fere ou não as regras do site.

As diretrizes da Parler prometem manter as remoções de conteúdo em um “mínimo absoluto”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião