O CEO voltou: OpenAI reintegra Sam Altman e faz mudanças no conselho após demissão polêmica

A empresa responsável pelo ChatGPT, a OpenAI, anunciou nesta madrugada de quarta-feira (22), o retorno do seu CEO Sam Altman. Em menos de uma semana, o executivo foi demitido e já falava em um novo cargo na Microsoft (MSFT34).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A demissão de Altman na última sexta-feira (17) do cargo de CEO da OpenAI partiu de uma decisão do Conselho de administração da companhia por após a descoberta de que o executivo “não era consistentemente sincero em suas comunicações” e que havia perdido a confiança em sua capacidade de liderar a empresa.

No final de semana, investidores como a Microsoft (MSFT34) – detentora de 49% da OpenAI – discutiram a demissão e pediram pelo retorno de Sam Altman, mas o conselho não conseguiu entrar em um acordo.

Ainda no início desta semana, o executivo-chefe da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a companhia está comprometida em sua parceria com a OpenAI, anunciando que Altman deveria juntar-se a uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft.

Junto ao executivo, Greg Brockman, presidente do conselho da OpenAI que também renunciou na sexta-feira (17) em protesto pela saída de Altman também iria para a big tech fundada por Bill Gates.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

OpenAI recebe Altman de volta e reestrutura conselho

Em publicação nas redes sociais, a OpenAI revelou ainda que fará uma reformulação do Conselho, que será presidido pelo ex-CEO da Salesforce Bret Taylor e incluirá ainda o ex-secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers e o executivo do Vale do Silício Adam D’angelo.

O comunicado encerra alguns dos dias mais turbulentos da história da companhia.

Após o anúncio da saída de Altman, cerca de 700 funcionários ameaçaram deixar a empresa se a expulsão dele não fosse revertida.

“Eu adoro a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas.”, escreveu Altman no X (antigo Twitter) hoje. “Com o novo Conselho e o apoio de Satya Nadella, CEO da Microsoft, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”, acrescentou.

Com informações Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião