Open banking: segunda fase já começa amanhã

A partir de amanhã (15) começa a ser implementada a segunda fase do open banking no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A segunda etapa do open banking envolve a troca de informações cadastrais e de transações financeiras. Assim, nessa etapa, os clientes poderão autorizar o compartilhamento e fazer a portabilidade de seus dados com outros bancos e fintechs, caso queiram.

Hoje, somente a primeira fase do sistema está em vigor. Nesse sentindo, desde o início de fevereiro os bancos já podem compartilhar informações relacionadas a produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências.

Com base nesses dados, os bancos podem fazer comparações por meio de sistemas de interface de programação de aplicações (API na sigla em inglês).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, o Banco Central (BC) explica que através do open banking, as instituições poderão oferecer produtos e serviços que sejam mais adequados para cada cliente, de acordo com seu perfil.

Implementação da segunda fase do open banking

No entanto, a segunda etapa do sistema será implementada de forma gradual, ao passo que contará com quatro ciclos e cada um durará cerca de duas semanas.

No primeiro ciclo, que começará no dia 15 de julho e durará até o dia 1 de agosto, apenas 0,1% dos clientes do bancos poderá autorizar o compartilhamento de seus dados. Além disso, durante esse período, o sistema só estará funcionando em dias úteis das 8h às 18h.

Por sua vez, o segundo ciclo começa em 2 de agosto e segue até o dia 15. Nesse tempo, 0,5% dos clientes das instituições financeiras poderão optar pelo compartilhamento de dados.

O ciclo seguinte termina em 29 de agosto, e o limite da autorização passará para 1%. O sistema começará a funcionar durante todos os dias da semana, mas durante as quintas e sextas-feiras, ele estará disponível durante 24 horas.

Já no quarto ciclo da segunda etapa, 10% da base de clientes dos bancos poderá autorizar o compartilhamento de seus dados, e o open banking estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Esse ciclo começa em 30 de agosto e termina em 12 de setembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião