Ômicron: dados indicam que a variante infecta vacinados de forma “leve”; Brasil registra 6 casos

Dados preliminares sobre a nova variante Ômicron indicam que o vírus infecta pessoas já vacinadas, mas os casos tendem a ser leves. As informações são da província de Gauteng, epicentro da Ômicron na África do Sul. O país ainda relatou que os pacientes da variante não estão alimentando o aumento de hospitalizações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A Agência de Segurança e Saúde britânica informou que, de um grupo de 22 casos de Ômicron no país, apenas seis infectados não estavam vacinados e dois tinham status vacinal desconhecido. No Brasil, já se sabe que os três primeiros casos também eram pessoas com esquema vacinal completo. Nos EUA, há um caso positivo em pessoa vacinada com três doses.

O geneticista Salmo Raskin, em entrevista ao O Globo, afirma que a comunidade científica já sabia que a variante tem escape à infecção natural. Isso quer dizer que quem já se infectou com outra variante de Covid não está protegido contra a Ômicron.

Os dados de agora indicam que há escape para quem está vacinado também. Entretanto, as constatações ainda são iniciais devido a limitação de dados que chegam da África e da Inglaterra.

“Agora que já passaram três semanas desde a detecção da Ômicron, o número de casos graves é pequeno e não houve mortes confirmadas. Então, dados preliminares sugerem que as pessoas vacinadas não vão ter uma doença grave”, disse Raskin ao O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ômicron já chega em 15 Estados dos EUA

Pelo menos 15 estados dos EUA relataram casos de Ômicron até agora. São eles: Califórnia, Colorado, Connecticut, Havaí, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Missouri, Nebraska, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Utah, Washington e Wisconsin.

Entretanto, a maioria dos pacientes de coronavírus do país foram infectados pela variante Delta, segundo Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A demanda por vacinas disparou nos Estados Unidos nos últimos dias. Segundo agências internacionais, há filas nos postos de vacinação para a dose de reforço e também doses iniciais. De uma média de menos de um milhão de doses por dia em outubro, o número saltou para uma média de 1,5 milhão de doses por dia no final de novembro e começo de dezembro.

O governo Biden busca facilitar a vacinação para atender a população que está em busca da imunização. O presidente anunciou a criação de clínicas de vacinação familiar, balcões únicos para as primeiras injeções e reforços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Brasil chega a 6 casos da nova variante

O Brasil confirmou seis casos Ômicron no País. Em todos os casos, os infectados com a nova variante já estão vacinados e apresentaram sintomas leves, informou o Ministério da Saúde.

Três confirmados estão em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde informou ainda que nove casos estão em investigação, sendo seis no DF e três no Rio Grande do Sul. Assim como todos os confirmados, os suspeitos também tem histórico de vacina e apresentam quadro leve de sintomas.

A OMS registra casos da nova variante Ômicron em 38 países e não há confirmação de mortes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião