Oi (OIBR3) inaugura mais duas usinas solares no Brasil

Em agosto, a Oi (OIBR3) inaugurou duas usinas de geração de energia solar em Goiás e no Mato Grosso. Nesta quinta-feira (2) iniciou as atividades da fazendas solares. A companhia visa aumentar a demanda empresarial, de acordo com a revista Veja.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Atualmente, a Oi já tem sete usinas de geração de energia solar no Brasil, mas sua meta é ter 32, como parte da sua estratégia ESG.

A inauguração ocorre em um momento delicado: a tele já estava no radar dos investidores nesta semana, quando o governo abriu uma investigação na Anatel sobre a venda das suas redes móveis.

De acordo com a Folha de S. Paulo, por causa do impacto que a venda das redes móveis da Oi pode ter no ambiente de competição das concorrentes, o governo encaminhou o caso para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que irá apurar possíveis riscos de infração da ordem econômica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em dezembro do ano passado, as operadoras Vivo, Tim (TIMS3) e Claro compraram as redes móveis da Oi por R$ 16,5 bilhões. Entretanto, para o deputado Elias Vaz (PSB-GO), o setor já é monopolizado e a operação de compra pelas três rivais “concentra o que já está concentrado”.

“Isso, na minha opinião, fere o interesse da sociedade, porque é um setor muito importante na vida das pessoas. Fere a questão de monopólio, da formação de cartéis. E a gente fez essa provocação formal ao governo, porque o governo estava omisso diante dessa situação”, afirma Vaz.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O deputado sugeriu ao Ministério das Comunicações que instaurasse um procedimento administrativo junto à Anatel para apurar a possibilidade de infração contra a ordem econômica e prejuízo aos usuários eventualmente advindos da venda das redes móveis da Oi.

Em ofício, a secretária de Telecomunicações substituta, Nathália Almeida, afirma que a “preocupação do parlamentar coincide com a do governo federal, no sentido de promover um mercado de competição ampla, livre e justa, a concorrência e a livre iniciativa”.

Cotação da Oi

A ação da Oi (OIBR3) encerrou o pregão de hoje em queda de 0,98%, valendo R$ 1,01.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião