Oi (OIBR3) e Petrobras (PETR4) agitam o mercado financeiro

Entre os destaques do mercado financeiro de hoje (28) está a Oi (OIBR3), que anunciou a entrega por parte de seu administrador judicial do quadro geral de credores para a justiça.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além da Oi, é assunto do mercado financeiro a Petrobras (PETR4), que informou nesta segunda-feira (27) o reinício do processo de venda de suas refinarias. O fato foi divulgado no mesmo dia em que se confirmou o nome de Caio Paes de Andrade como presidente-executivo da estatal.

Outro destaque do mercado financeiro é a PetroRecôncavo (RECV3), que assinou um novo contrato para a venda de gás natural, conforme acordo assinado juntamente com suas subsidiárias.

Veja os destaques do mercado financeiro de hoje:

Oi apresenta quadro de credores da empresa para a justiça

A Oi, por meio do administrador da Recuperação Judicial da empresa, entregou nesta segunda-feira (27) o seu quadro geral de credores. Importante lembrar que o juiz Fernando Viana concedeu no mês de março um prazo adicional de 60 dias úteis para que houvesse a apresentação do documento, assim como a entrega do quadro de credores. O prazo limite era ontem, conforme cumprido pelo administrador.

Com isso, o juiz pode utilizar o quadro de credores para concluir o processo de recuperação judicial da Oi. Nesse caso, o administrador judicial da Oi, que é o escritório Wald Advogados, disse que o juiz ainda vai abrir vista desse processo no Ministério Público.

A advogada Adriana Conrado Zamponi, sócia do escritório Wald, diz que “após isso o juiz irá elaborar a sentença, mas não há prazo certo. E considerando o volume do processo, a elaboração dessa sentença não é da noite para dia. Ele provavelmente precisará de um tempo para preparar”. A advogada ainda apontou que o processo de recuperação judicial da Oi se iniciou no ano de 2016.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Petrobras informa reinício do processo de venda de refinarias

Além do destaque da Oi, a Petrobras informou nesta segunda-feira (27) o reinício dos processos de venda de ativos como a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco e a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná. Do mesmo modo, a empresa recomeçou o processo de venda da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, assim como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A Petrobras diz que o seu plano de desinvestimento em refino representa cerca de 50% da capacidade de refino nacional, que corresponde a 1,1 milhão de barris por dia de processamento de petróleo. Nesse caso, se considera a totalidade da venda integral de:

  • Refinaria Abreu e Lima (RNEST);
  • Unidade de Industrialização do Xisto (SIX),
  • Refinaria Landulpho Alves (RLAM);
  • Refinaria Gabriel Passos (REGAP);
  • Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR);
  • Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP);
  • Refinaria Isaac Sabbá (REMAN);
  • Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR).

A venda das oito refinarias da Petrobras acontece através de processos competitivos independentes, que estão em diferentes estágios. O processo está em concordância com a resolução nº 9/2019 do Conselho Nacional de Política Energética, que traz medidas para promover a livre concorrência na atividade de refino no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

As vendas da Petrobras em refino se encontram alinhadas com a estratégia de gestão de portfólio da empresa, assim como à “melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, apontou a estatal em documento divulgado ao mercado.

Ainda ontem (27), o nome de Caio Paes de Andrade foi confirmado como novo presidente da empresa, após aprovação do Conselho de Administração da empresa para o seu cargo de conselheiro e presidente da Petrobras.

PetroRecôncavo  assina contrato para venda de gás natural

Assim como a Oi e a Petrobras , se destacou no mercado a PetroRecôncavo, que informou aos seus acionistas e o mercado em geral nesta segunda-feira (27), que assinou conjuntamente com suas subsidiárias SPE Miranga e Potiguar E&P um contrato para venda de suprimento de gás natural com a Companhia de Gás do Ceará – Cegás.

A estimativa do novo contrato da RECV3 é de uma base firme de 30.000 metros cúbicos por dia de gás natural. A vigência acordo é de 1 ano, contado a partir da data de início do fornecimento do produto. Além disso, ainda é previsto a chance de fornecimento de volumes adicionais, que estarão sob as mesmas condições comerciais definidas para o volume firme, uma vez que se tenha interesse das partes, assim como disponibilidade das infraestruturas precisas para o processamento e transporte do gás natural nos pontos de entrega.

A data de início do fornecimento de gás natural da RECV3 tem como condição a contratação dos serviços de transporte juntamente com a TAG, enquanto o preço do produto representará a soma do custo de transporte com a Parcela da Molécula.

Assim, a Oi, Petrobras e PetroRecôncavo estão entre os destaques do mercado financeiro da Suno Notícias, que informa diariamente os principais acontecimentos do mercado corporativo e dos assuntos que impactam a bolsa de valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião