Nubank (ROXO34) é o melhor banco brasileiro na lista da Forbes 2024

O Nubank (ROXO34) se destacou na lista dos melhores bancos do mundo da Forbes, aparecendo em primeiro lugar no ranking Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

De acordo com o artigo publicado pela revista Forbes na última semana, a listagem identificou os melhores bancos do mundo que “conseguiram manter a confiança dos consumidores e atender às necessidades financeiras de seus clientes neste cenário econômico”.

Segundo relatórios recentes da McKinsey & Company e do Deloitte Center for Financial Services – citados pela Forbes –, embora os lucros globais dos bancos estejam em alta, as instituições financeiras em todo o mundo têm um trabalho árduo pela frent.

Com avanços tecnológicos, inteligência artificial generativa, altas taxas de juros, aumento da supervisão institucional e expectativas em evolução por parte dos clientes, as instituições fiannceiras são alertadas a ajustar seus modelos de negócios e operacionais.

“Várias pesquisas indicam que, após os grandes fracassos bancários do ano passado — como o colapso do First Republic Bank e do Silicon Valley Bank nos Estados Unidos e do Credit Suisse na Suíça —, a confiança dos consumidores nos bancos enfraqueceu,” diz a Forbes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Melhores bancos do Brasil: Nubank em 1º lugar

Os melhores bancos do Brasil, segundo a Forbes, são Nubank (ROXO34), PagBank (2º) e Sicoobi (3º).

Logo atrás, o Banco Inter foi classificado em quarto lugar, seguido pelo Sicredi.

Apesar de terem uma forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil (BBAS3), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) não apareceram na lista deste ano.

Dos bancos mais tradicionais, apenas o Bradesco (BBDC4) e a Caixa Econômica aparecem no ranking, em 6º e 7º lugar, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Melhores bancos do mundo, segundo a Forbes

Em associação com a empresa de pesquisa de mercado Statista, foram entrevistados mais de 49.000 indivíduos em 33 países e em 17 idiomas diferentes.

Os participantes avaliaram os bancos onde atualmente têm uma conta corrente ou poupança, onde tiveram uma conta nos últimos três anos ou que conheciam através de familiares ou amigos.

Para a avaliação, levaram-se em conta cinco critérios:

  • Confiabilidade;
  • Termos e condições (como taxas e tarifas);
  • Atendimento ao cliente (tempo de espera e presteza dos funcionários);
  • Serviços digitais (facilidade de uso do site e do aplicativo);
  • Qualidade dos conselhos financeiros.

A pesquisa não aponta um banco específico como o “melhor do mundo”, mas lista os melhores em sequência para cada país, como é o caso da Nubank em 1º lugar no Brasil, o USAA nos Estados Unidos e o China Merchants Bank, na China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião