Nubank (ROXO34) avalia entrada na Argentina via aquisição, dizem jornais locais; entenda

O Nubank (ROXO34) pode estar se aproximando de um novo país da América Latina, a Argentina. De acordo com jornais locais argentinos, o banco digital brasileiro está avaliando retornar ao mercado argentino, o que pode acontecer por meio da aquisição do banco digital argentino Brubank.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-01-Desktop_-1420x240-3-png.webp

Segundo informações publicadas pelos veículos argentinos iProfesional e iProUP, fontes do setor fintech indicaram que o Nubank analisa a possibilidade de iniciar seu regresso à Argentina mediante a aquisição total ou parcial do Brubank. A operação estaria na fase de due diligence, processo de análise detalhado que antecede transações deste tipo.

Os jornais argentinos destacam que o interesse do banco brasileiro surge em um momento favorável, após a abertura do modelo fintech impulsionado pelo presidente Javier Milei. Atualmente, mais de cem fintechs operam no país, tanto nacionais quanto estrangeiras.

A possível entrada via aquisição representaria uma estratégia diferente da primeira tentativa do Nubank na Argentina em 2019, quando a empresa optou por estabelecer operações próprias no país. Desta vez, a aquisição do Brubank permitiria ao banco brasileiro contar com uma base operativa já autorizada pelo Banco Central argentino.

Nubank (ROXO34) já esteve brevemente na Argentina

O histórico do Nubank na Argentina inclui uma tentativa inicial em 2019, quando abriu um escritório em Buenos Aires com 12 funcionários. A empresa se retirou poucos meses depois.

Com essa saída, o banco digital deixou de cumprir a promessa feita ao então presidente Mauricio Macri de investir 2 bilhões de pesos durante dois anos e gerar 300 empregos no país. O contexto de instabilidade macroeconômica foi determinante para a decisão de concentrar esforços em outros mercados da região.

Em fevereiro de 2024, a cofundadora Cristina Junqueira confirmou em entrevista à Bloomberg Línea que a empresa consideraria retornar à Argentina caso melhorassem as condições macroeconômicas. Ela mencionou a necessidade de controles mais justos da economia e redução da inflação como pré-requisitos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/SUNO-ARTIGOS-E-NOTICIAS-Banner-Home-artigos-01-Dkp_-1420x240-1-png.webp

Conheça o Brubank

O Brubank é considerado o banco digital mais grande da Argentina e um dos mais importantes da América Latina. De forma totalmente digital, a empresa oferece serviços como transferências, pagamento de contas, investimentos em fundos, pagamentos via QR e empréstimos.

Fundado por Juan Bruchou, Diego Pando e Pablo Sánchez, o banco recebeu licença do Banco Central argentino em 2018 e iniciou operações oficialmente no início de 2019. O multimilionário canadense David Thomson adquiriu participação de 15% na instituição virtual.

O Brubank superou 3,2 milhões de clientes no final de 2020 e atingiu 3,6 milhões no final de 2024.

Até a data de publicação desta matéria, o Nubank (ROXO34) ainda não fez nenhum comunicado oficial sobre o possível interesse em adquirir a instituição financeira argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião