Nubank (NUBR33) continua líder entre as fintechs, mas saturação do setor está próxima, diz BofA; veja por quê

Após se popularizarem utilizando um sistema de pagamento inovador, os bancos digitais ou neobancos podem ter chegado à saturação, avalia o Bank of America (BofA). Neste contexto, a Nubank (NUBR33) continua líder em downloads e usuários ativos, mas com um crescimento não tão forte, segundo os analistas do BofA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo dados do BofA, os cinco maiores neobancos do país, Nubank, PicPay, C6, Inter (INBR32) e Mercado Pago, representam mais de 60% dos download ante 44% no mesmo período de 2022, o que reflete a consolidação gradual do setor.

Os downloads da fintechs permaneceram próximos da média dos últimos três meses, totalizando 12,4 milhões de downloads. Por outro lado, o volume indica uma queda de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior e está abaixo da média de downloads observada entre 2021 e 2022, que foi de 19,5 milhões.

“O número total de usuários ativos ficou estável nos últimos doze meses, sugerindo que o setor está próximo de um nível de saturação. Isso provavelmente sugere que o crescimento em usuários ativos agora deve vir de ganhos de market share, a nosso ver, pois vemos pouco espaço para o crescimento do total de contas ativas no país”, avalia a equipe do BofA.

Usuários ativos caíram na maioria das fintechs

De acordo com o BofA, o número de usuários ativos mensais, indicador importante de rentabilidade, permaneceu estável no Nubank e melhorou no C6 em comparação ao mês anterior.

No entanto, a maioria das outras fintechs perdeu usuários ativos em relação a maio, com Neon, Next e PagBank apresentando os piores desempenhos.

Além disso, em junho, algumas fintechs, como C6, Neon e N26, implementaram programas de layoff para ajustar seus custos em um ambiente de taxas altas.

Houve também migrações de bases de clientes de diferentes bancos digitais: o Bradesco (BBDC4) transferiu clientes da Bitz para o Next, ambos da mesma instituição, o BS2 migrou clientes pessoa física para o Next e, por fim, Original levou sua base de clientes para o PicPay.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nubank visa aumentar base de clientes e fecha parceria com Ebanx

O Nubank fechou parceria com o Ebanx, fintech global de meio de pagamentos, agora oferecendo o NuPay como método de pagamento alternativo para compras internacionais.

Com isso, mais de 1,6 mil empresas internacionais podem utilizar o meio de pagamento do Nubank, considerando que o Ebanx tem clientes como Spotify, Airbnb e Uber.

“A parceria do EBANX com o Nubank amplia o acesso de milhões de brasileiros à economia digital global ao possibilitar que empresas de todo o mundo ofereçam aos seus clientes no Brasil uma experiência de pagamento em compras internacionais simples e segura, diretamente pelo aplicativo do Nu que esses consumidores já conhecem e confiam”, diz Erika Daguani, VP de produto do EBANX.

Conforme os dados da fintech brasileira, o NuPay está disponível para mais de 75 milhões de clientes do Nubank no Brasil.

“Com essa integração, grandes marcas globais poderão oferecer esse método de pagamento para os seus clientes no Brasil, abrindo uma importante porta para levarmos o NuPay como um meio de pagamento recorrente e automático para outros serviços online, como aqueles que exigem assinatura”, comenta Livia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil.

A modalidade de pagamento, inclusive, oferece ‘aumento’ do limite de cartão de crédito, com compras que não consomem o limite do correntista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Bancos tradicionais mantêm base de clientes estável

Os bancos tradicionais, segundo BofA, tiveram 6,3 milhões de downloads em junho, um pouco abaixo da média dos últimos três meses, devido ao pior desempenho da Caixa.

“A atividade de clientes manteve-se estável em aplicativos do Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco, enquanto enfraqueceu em aplicativos da Caixa”, diz o BofA.

Nubank e Casas Bahia, da Via, se unem em parceria para experiência de compras pelo app

O banco digital Nubank anunciou nesta quarta-feira (19) a união com a varejista Casas Bahia, da Via, para implementação de uma nova experiência de compras dentro do aplicativo da empresa. O comunicado chega um ano após o lançamento do marketplace da Nubank.

A proposta do banco digital é proporcionar aos clientes uma jornada de compra mais eficiente, partindo desde a escolha do produto até o pagamento. Para isso, o Nubank propõe que todo o processo aconteça dentro do seu app, oferecendo uma experiência mais segura.

A atualização já está disponível para todos os usuários.

Hoje, as ações da Nubank, em BDRs, subiram 0,16%, cotadas em R$ 6,11

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião