Alexandre Ribeiro Pereira Lopes será o novo presidente do Inep

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que Alexandre Ribeiro Pereira Lopes será o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem. O novo comandante foi escolhido na manhã desta sexta-feira (17).

Lopes assume como presidente do Inep no lugar de Elmer Vicenzi, que pediu demissão na última na quinta-feira (16). Essa é a primeira baixa da gestão do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Presidente do Inep pede demissão; é a primeira baixa na gestão de Weintraub

Vicenzi é o terceiro a deixar a presidência do Inep em 2019. Dessa forma, já passaram pela liderança do instituto:

Marcus Vinicius Rodrigues – ocupou o cargo de 22 de janeiro a 26 de março; foi demitido após suspender avaliação da alfabetização;

Maria Inês Fini – nomeada por Temer em 2016, foi demitida em 14 de janeiro.

Elmer Coelho Vicenzi – assumiu em 15 de abril, indicado por Weintraub.

A baixa no Inep ocorre em um momento delicado para o governo em se tratando da Educação. Nesta semana, o ministro da pasta foi convocado a prestar esclarecimentos sobre cortes no Orçamento à Câmara. Weintraub foi o primeiro ministro do governo Bolsonaro a ser convocado por uma das casas do Congresso a prestar esclarecimentos.

Crise na pasta

Os cortes, estipulados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, correspondem a 30% das despesas discricionárias das universidades, fez com que milhares de pessoas saíram às ruas em 172 cidades para manifestarem contra os cortes na educação, na última quarta-feira (15).

Segundo a pasta, as despesas estão relacionadas a: luz, água, gastos com empresas terceirizadas de segurança e limpeza.

Saiba mais: Câmara convoca ministro para explicar cortes na Educação nesta quarta

De acordo com o governo, a conta que inclui salários de funcionários e professores terão corte de apenas 3,4%.

Nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro, afirmou que os estudantes eram “imbecis”.

Questionado sobre os manifestantes, Bolsonaro afirmou que “são uns idiotas úteis, uns imbecis, que estão sendo usados como massa de manobra de uma maioria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidade federais no Brasil“.

No entanto, as manifestações seguidas das declarações do presidente, cria um cenário de preocupação aos investidores, devido a impopularidade do governo e a falta de articulação para aprovação de projetos considerados essenciais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Novo presidente

O novo presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, era diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República. Ele é servidor público de carreira na área de comércio exterior, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR) e Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião