Vai um crédito aí? Senado aprova MP que facilita regras

A Medida Provisória (MP) que propõe que instituições financeiras não precisem exigir documentação de regularidade fiscal para aprovar crédito, e assim facilita empréstimos, foi aprovada pelo Senado nesta terça-feira (8).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Vale destacar que a MP que prevê facilitação de crédito bancário vale até o dia 31 de dezembro desse ano, mas o texto ainda precisa da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Contudo, o relator da MP no Senado, Ângelo Coronel (PSD-BA), destacou que “há que se ressaltar que a medida provisória não obriga as instituições a concederem o crédito, nem entra no mérito da análise de crédito, que permanece uma atribuição de cada banco”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O objetivo da medida é facilitar o crédito à pessoas físicas e jurídicas em meio a crise. Frente a isso, o texto prevê que pessoas físicas e empresas não precisarão apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovação de quitação de tributos federais;
  • Certidão negativa de inscrição na dívida ativa da união;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  •  Regularidade na entrega da Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
  • Comprovação de pagamento de Impostos sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

MP que facilita crédito bancário é  prorrogada até o fim do ano

O texto aprovado no Senado é um pouco diferente do texto original, que previa a flexibilização das regras apenas para instituições financeiras públicas. No entanto, a Câmara incluiu os bancos privados também.

Além disso, no início do mês o relator da Medida Provisória pediu e conseguiu  a prorrogação da medida até o fim do ano. O prazo inicial acabaria no dia 30 de junho.

“A prorrogação para dezembro estará no nosso relatório. É essencial que as facilidades para obtenção do crédito sejam estendidas. É uma crise de saúde e econômica também. A cada dia, mais pessoas sofrem com os prejuízos causados pela necessidade de isolamento social, que impede o trabalho de brasileiros em diversos setores”, disse o deputado Ricardo Silva (PSB-SP), relator da MP do crédito bancário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião