Moody’s anuncia expansão de plataforma de ratings no Brasil
A Moody’s anunciou, nesta terça-feira (29) a expansão da Moody’s Local para o Brasil. Segundo a companhia, a ampliação da área de atuação representa um marco da plataforma local de ratings para o maior mercado de capitais da América Latina. A Moody’s Local oferece ratings de crédito domésticos e pesquisa com base em metodologias de crédito desenvolvidas especialmente para cada país.
O diretor geral da Moody’s Local Brasil, Carlos Prates, afirmou que a equipe está entusiasmada “para aprofundar o compromisso com os dinâmicos mercados de crédito domésticos do Brasil ao apresentar a Moody’s Local”. “Nossas metodologias de rating customizadas, pesquisas abrangentes e a experiente equipe de analistas se unem para oferecer análises diferenciadas de crédito no País”, analisa.
A Moody’s Local Brasil atualmente atribui ratings a instituições financeiras, empresas e governos regionais, e avalia a qualidade de gestoras de recursos, entre outros emissores. Os ratings serão atribuídos pela Moody’s América Latina Ltda., uma subsidiária integral da Moodys Corporation com presença no País.
Além do Brasil, os ratings da Moody’s Local estão disponíveis nos mercados de crédito domésticos da Argentina, Peru, Panamá, Bolívia e Uruguai. Esses indicadores representam classificações prospectivas da qualidade de crédito no mercado doméstico de uma nação específica.
Avanço do WhatsApp Pay é negativo para rating de bancos, diz Moody’s
A agência de classificação de risco Moody’s vê o avanço da solução de pagamentos do WhatsApp, que pertence ao Facebook (FBOK34), como negativo para o rating dos bancos brasileiros. Com a autorização para o envio e recebimento de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens, a visão da classificadora é a de que outros serviços financeiros podem vir a reboque.
“A nova plataforma também permitirá que o Facebook monitore as transferências de dinheiro ao longo do tempo, provavelmente dando à big tech a oportunidade de alavancar outros serviços financeiros além dos pagamentos”, diz a Moody’s sobre a nova modalidade do WhatsApp em comentário ao mercado.
Essa estratégia, de acordo com a agência, pode acelerar com a implementação do open banking, que permitirá o compartilhamento de informações de clientes entre agentes do sistema financeiro, no Brasil este ano.
“A disrupção digital adicional para os bancos brasileiros causada pela expansão do Facebook também seria negativa para o rating”, acrescenta a Moody’s.