Moeda digital do Facebook deve ser lançada em janeiro de 2021, diz jornal

A moeda digital do Facebook está prevista para ser lançada em janeiro do próximo ano, informou o jornal “Financial Times” nesta sexta-feira (27).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

A novidade representaria uma redução nas ambições do projeto em resposta a uma reação regulatória e política.
A libra, anunciada pelo Facebook em 2019, foi modificada após reguladores e bancos centrais de todo o mundo expressarem preocupação de que a moeda poderia prejudicar a estabilidade financeira.

Segundo o jornal, a Libra Association, sediada em Genebra, emitirá e administrará a moeda digital do Facebook. Diante disso, a associação espera lançar uma única moeda digital lastreada em dólar, disse o jornal, citando uma das fontes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

A Libra Association, que apresenta 27 membros, incluindo o Facebook, está buscando aprovação do regulador dos mercados da Suíça para emitir diversas “stablecoins” lastreadas em moedas tradicionais individuais, assim como um token baseado em “stablecoins” indexado a moedas.

Vale ressaltar que o presidente e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou no dia 24 de outubro de 2019, que sua rede social poderia deixar a Libra Association caso não recebesse aprovação regulatória dos Estados Unidos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em audiência no congresso, Zuckerberg afirmou: “Se eu sentir que o Facebook não pode fazer parte disso, o Facebook não fará parte”. Além disso, afirmou que a Libra Association seria capaz de continuar funcionando sem o envolvimento de sua maior companhia.

A audiência começou com uma declaração de abertura da Representante do Congresso Maxine Waters, que listou as várias preocupações que ela e outros membros tinham relacionadas à Libra.

Waters afirmou a Zuckerberg que o Congresso “abriu uma discussão séria” sobre o Facebook e pediu uma “moratória” em todo o projeto.

No entanto, Zuckerberg repassou as preocupações ditas por Waters, com o CEO dizendo que entende as preocupações do legislativo com a Libra. Contudo, Zuckerberg realçou aos membros do comitê de que, sufocando inovações como a moeda digital do Facebook, seu maior rival, China, estaria obtendo grande vantagem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião