Vai ou fica? Paulo Guedes teria pedido demissão, segundo blog

O noticiário político segue esquentando nesta sexta-feira. Depois de o mercado despencar na véspera, em meio a mudanças na regra do teto de gastos e à debandada de secretários do Ministério da Economia, hoje o grande tema é o Ministro Paulo Guedes. A grande pergunta é se ele também deve deixar o cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Foi isso que noticiou o jornal Correio Braziliense hoje. Segundo a publicação, o Ministro da Economia teria pedido demissão do cargo na quinta-feira (21) durante uma discussão entre o líder da pasta econômica e o presidente Jair Bolsonaro. Poucos minutos depois, a agência Reuters afirmou que Guedes seguia no cargo.

>>Veja também: Paulo Guedes diz que não cogitou demissão e que fica no governo

Agora, o mercado acompanha informações de que o presidente Jair Bolsonaro estaria a caminho do ministério para conversar com Guedes.

De acordo com o jornal Correio Braziliense, o ministro Paulo Guedes teria dito que não aceitaria furar o teto de gastos para bancar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família que possui o valor de R$ 400.

O pedido de demissão teria ocorrido após os secretários do ministro pedirem exoneração de seus cargos, por não concordarem que o benefício fosse subsidiado com o aumento de endividamento público.

De acordo com fontes do jornal, o ministro se sentiria desmoralizado e não descartaria a opção de formalizar sua demissão hoje ou ao longo da próxima semana. O pedido teria sido confirmado por quatro fontes próximas a Guedes, segundo blog do Correio Braziliense.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração. Gildenora Dantas, secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, e o Rafael Araujo, secretário-adjunto do Tesouro Nacional, também pediram exoneração de seus cargos.

Funchal disse que o governo sinaliza um descompromisso com a responsabilidade fiscal, tirando totalmente a credibilidade da política econômica. Os secretários não são contra o aumento do valor do Auxílio Brasil, mas defendem que a medida deveria ser adotada com cortes de gastos e não com aumento do endividamento público.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Interlocutores de Bolsonaro já estavam a procura de nomes para substituir ministro Paulo Guedes

Mais cedo, o jornalista Valdo Cruz, do G1, havia informado que os interlocutores do presidente estavam sondando um nome para substituir o líder da pasta econômica, caso o ministro Paulo Guedes pedisse demissão.

Além de temerem que o próprio ministro pedisse exoneração, existe também uma ala do governo que tentava convencer Bolsonaro a substituí-lo. Eles argumentavam que o titular da Economia está muito enfraquecido e perdeu credibilidade junto ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O grande impasse agora da política é a dificuldade em encontrar alguém que tenha credibilidade no mercado e aceite a função.

O ministro Paulo Guedes já havia falado anteriormente que não iria sair de seu cargo, somente se fosse obrigado a tomar medidas que colocassem em risco a responsabilidade fiscal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião