Minerva (BEEF3) diz que se compromete a não fazer OPA “pelo período de ao menos 6 meses”

A Minerva (BEEF3)) se pronunciou na tarde desta quinta (12) sobre as notícias de que estaria avaliando fechar seu capital. Reportagem do site Pipeline, do Valor Econômico, publicada ontem, dizia que essa possibilidade estava sendo analisada pelos controladores da companhia.

Em fato relevante, publicado hoje, no final da tarde, a Minerva afirma “que pelo período de ao menos seis meses não pretende realizar oferta pública para aquisição de ações (OPA) para cancelamento de registro.”

Na terça, antes de o site publicar a reportagem, o diretor de relações com investidores da companhia, Edison Ticle tinha revelado, diante de um grupo de investidores que assistiam a uma live no Instagram, conduzida por Rafael Ferri, informação privilegiada: a companhia estudava fazer uma OPA.

As declarações do executivo circularam pela internet e foram comentadas em redes sociais, reforçando o impacto da notícia do site Pipeline, de que os controladores da Minerva Foods haviam começado a discutir a possibilidade fechar o capital da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A Minerva diz no comunicado de hoje que “não há intenção de promover o fechamento de capital da companhia e que não há qualquer informação em concreto passível de divulgação sobre o assunto.”

A nota da Minerva menciona também o diretor de relações com investidores da companhia: “Embora não tenha participado do evento como apresentador tampouco como representante de Minerva, o sr. Edison foi questionado, de forma espontânea e não esperada, sobre eventuais planos para utilização de caixa excedente. ”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Avaliação de todas as alternativas”

O texto acrescenta: “Na ocasião, o Sr. Edison explicou que, em tese, em cenários dessa natureza, é de se esperar avaliação de todas as alternativas, que, exemplificativamente, passam por distribuição de dividendos, recompra, aquisições, investimento em CAPEX e, até mesmo, um eventual fechamento de capital.”

A Minerva comenta ainda que “os boatos identificados envolvem interpretações de falas do Sr. Edison retiradas de contexto, ignorando o caráter hipotético das declarações, que não se referiram a operações em concreto. Tanto que, nos termos do Comunicado de 11 de agosto de 2021, a companhia esclareceu que não pretende realizar o cancelamento de registro como companhia aberta.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/07/74c682f4-banner-home-6-5.jpg

Em seguida, a empresa traz a informação nova sobre a operação de OPA: “A companhia e seu acionista controlador reiteram que pelo período de ao menos seis meses não pretendem realizar oferta pública para aquisição de ações para cancelamento de registro.”

Minerva confirmou declarações de seu diretor de RI

Mais cedo. ao ser procurada pelo Suno Notícias, a Minerva confirmou as declarações do diretor de RI. Veja a íntegra do posicionamento da empresa:

“Com relação aos rumores de mercado verificados sobre um possível fechamento de capital da Minerva Foods, a Companhia reforça que os esclarecimentos pertinentes já foram prestados por meio do comunicado ao mercado divulgado em 11 de agosto de 2021, quando não apenas salientou que não há qualquer informação passível de divulgação sobre os rumores, como frisou que a empresa não pretende realizar esse movimento.

Quanto aos comentários feitos durante live no perfil do Instagram @cafecomferri, por sua vez, a Minerva Foods esclarece que o CFO e DRI da Companhia, Edison Ticle, não participou do evento como apresentador tampouco como representante da Companhia. O executivo, na qualidade de assinante do TC, estava assistindo ao evento, quando, questionado, de forma espontânea e não esperada, sobre eventuais planos da Minerva com o caixa excedente que vem sendo gerado, procurou esclarecer que, em cenários dessa natureza, a Companhia, como era de se esperar, pode avaliar todas as alternativas, que passam por distribuição de dividendos, recompra, aquisições, investimento em CAPEX e, até mesmo, um eventual fechamento de capital.

Cabe ressaltar que, pelo contexto e circunstâncias, a resposta foi dada em tese e jamais na qualidade de representante da Minerva. Qualquer leitura descontextualizada e diferente deste posicionamento, distorcerá o verdadeiro entendimento dos fatos.

Tanto que no âmbito de notícia veiculada com especulações sobre o assunto (que inclusive deixava claro que o tema não chegara na administração da Minerva), o próprio Edison comentou que não haveria essa intenção por parte da Companhia – o que foi corroborado oportunamente por meio do comunicado ao mercado, que esclareceu oficialmente a questão.

Minerva Foods”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/06/78866cc1-banner-home-6-4.jpg

 

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião