Microsoft (MSFT34) deixa Apple (AAPL34) para trás e vira empresa mais valiosa do mundo

A Microsoft (MSFT34) conquistou o posto de empresa mais valiosa do mundo nesta quinta-feira (11), superando a Apple (AAPL34). As ações da empresa da maçã enfrentaram um início desafiador em 2024 devido a crescentes preocupações com a demanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Impulsionadas por uma alta de 1,6%, as ações da Microsoft (MSFT34), negociadas na bolsa de valores americana Nasdaq, atingiram uma avaliação de mercado de US$ 2,875 trilhões (R$ 14,038 trilhões na cotação atual).

Um fator que contribuiu para os holofotes da empresa do Vale do Silício foi o desempenho na corrida para capitalizar a inteligência artificial generativa contribuiu significativamente para atrair investidores, destacando a posição de liderança da Microsoft (MSFT34) na vanguarda da inovação tecnológica, conforme relatado pela agência de notícias Reuters.

Por outro lado, a Apple (AAPL34) registrou uma queda de 0,9%, resultando em um valor de mercado de US$ 2,871 trilhões (R$ 14,018 trilhões na cotação atual).

Este é o primeiro episódio desde 2021 em que o valor de mercado da Apple ficou abaixo da Microsoft, marcando um momento significativo nas dinâmicas competitivas entre as duas gigantes tecnológicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Microsoft (MSFT34) avança 57% em 2023

Em 2023, as ações da desenvolvedora do Windows subiram até 57%, após consolidar uma parceria com a criadora do ChatGPT, OpenAI. Após a demissão de Sam Altman, chefe-executivo da OpenAI, no final de novembro, a Microsoft aumentou o peso de sua influência sobre a companhia que é destaque no mercado de IA.

Na ocasião, Altman quase foi contratado pela Microsoft, mas depois retornou à desenvolvedora do ChatGPT.

Desde que a Apple alcançou o patamar de companhia mais bem avaliada, em 2011, foram raros e breves os momentos em que foi ultrapassada por outras empresas.

Em 2023, seus papeis cresceram 48%, um número sólido, porém inferior à concorrência. Enquanto isso, a maior aposta da empresa no ano foi o seu headset de realidade virtual, o Apple Vision Pro, que deverá chegar às lojas em fevereiro, por um preço estimado de US$ 3,5 mil (R$ 17,1 mil).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião