Michael Klein deixa presidência do CDA da Via Varejo (VVAR3)

O empresário Michael Klein deixou nesta segunda-feira (20) a presidência do conselho de administração da Via Varejo (VVAR3). O principal acionista da gigante varejista indicou seu filho, Raphael Klein, para ocupar seu lugar.

Michael Klein tinha assumido a presidência do Conselho de Administração em meados de junho de 2019. Ele assumiu o cargo após se tornar maior acionista da Via Varejo, comprando a participação do Grupo Pão de Açucar (GPA) (PCAR4). Não foi explicada a razão da saída.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Michael é filho do fundador da Casas Bahia, Samuel Klein. Raphael Klein já atuou como presidente da Via Varejo entre 2010 e 2012. O seu nome agora precisa ser aprovado pela assembleia geral ordinária e extraordinária, marcada para o dia 4 de junho.

“Com tantos desafios no setor neste momento, é oportuno que Raphael esteja na orientação dos negócios da empresa”, escreveu Michael Klein em nota, “Essa mudança é um processo natural e já tinha sido planejada. Permitirá sairmos ainda mais fortalecidos e tecnológicos desta crise, que atinge muitos setores da economia brasileira”.

A mudança ocorre após uma proposta do próprio Conselho de Administração de reduzir o número do colegiado de sete para cinco membros. O mandato de Michael Klein, assim como de outros conselheiros, estava previsto para terminar em abril. Parte do CDA vai continuar em sua posição, e parte deverá sair por causa da redução no número de membros.

Via Varejo impactada pelo coronavírus

A decisão de Klein chega em um momento complicado para a empresa, duramente afetada pela crise provocada pela pandemia do coronavírus (covid-19).

Por isso, a empresa tenta reduzir significativamente os custos em meio a uma queda de cerca de 50% nas receitas dado a crise e a queda na demanda.

A Via Varejo iniciou nesta segunda o pagamento dos aluguéis de lojas e centros de distribuição referentes ao mês de março e que estavam em atraso. A iniciativa foi comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Saiba mais: Via Varejo (VVAR3) paga aluguéis e negocia suspensão de até 90 dias

A varejista, dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, tem cerca de 1.000 lojas espalhadas pelo País e anunciou, na semana passada, que começara a negociar a suspensão dos aluguéis de suas lojas físicas da Via Varejo em todo o Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Proprietários de prédios e locadores afirmaram ao SUNO Notícias que estavam sem resposta da varejista durante o atraso nos pagamentos. Três fontes ouvidas afirmam agora que a empresa busca suspensão dos contratos entre 60 e 90 dias.

“Eles entraram em contato pedindo a suspensão do contrato de aluguel entre 60 e 90 dias”, disse um locador, que preferiu não se identificar.

A empresa contratada para fazer a negociação entre a varejista e os locadores é a InvestCorp, especializada em consultoria imobiliária.

Saiba Mais: XP reduz participação acionária para 2,9% na Via Varejo (VVAR3):

O próprio Michael Klein também é dono de alguns prédios físicos (em geral, bem localizados) que lojas do grupo como inquilinos. Ele também deve reduzir o valor do aluguel à empresa.

O SUNO Notícias apurou que, na reunião entre os executivos que definiu o plano de redução de custos, houve um certo mal estar em levar o pedido de redução de aluguel ao controlador da varejista. Klein, porém, deve aceitar a redução dos vencimentos sem maiores problemas à Via Varejo.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião