‘Poupança 2.0’ do Mercado Pago (MELI34) ganha força e cresce no 1T23; veja números
O Mercado Pago lançou este ano as reservas programadas, uma espécie de “poupança 2.0” para os clientes do banco digital do Mercado Livre (MELI34). Nos últimos meses, o ticket médio dessas reservas aumentou 29% e demonstrou a tração da ferramenta dentro da plataforma financeira.
“A gente vem crescendo como banco digital no Brasil. Essa nova ferramenta de reservas faz parte da nossa construção de banco e traz a facilidade de o cliente separar um dinheiro para poupar e administrar, cada vez melhor, as suas finanças pessoais“, detalha Ignácio Estivariz, diretor de banco digital do Mercado Pago, em entrevista ao Suno Notícias.
Com a ferramenta Reservas, lançada no ano passado, os clientes do Mercado Pago podem separar o dinheiro disponível na conta de pagamento – de forma similar ao que ocorre entre a conta corrente e a conta poupança nos bancos tradicionais. Neste ano, a plataforma aprimorou essa funcionalidade com as reservas programadas.
Assim, o cliente do banco digital do Mercado Livre pode programar quanto quer poupar todo mês e, de forma automática, esse dinheiro é transferido da conta principal para o espaço das reservas. Um dos diferenciais da ferramenta é que, em ambas as opções, o dinheiro rende 100% do CDI, sem incidência de IOF e com liquidez diária desde o primeiro dia.
De acordo com os dados obtidos em primeira mão pela reportagem, logo após o lançamento das reservas programadas, na segunda quinzena de janeiro, o crescimento médio de usuários criando seus “pés de meia” no Mercado Pago quase duplicou ante a quinzena anterior.
“Os usuários aumentaram o saldo da conta digital em 140%”, reforça Estivariz.
Mercado Pago: crescimento das reservas impulsiona outras ferramentas
Segundo o executivo, além do aumento do valor guardado nas reservas, essa funcionalidade faz com que os clientes levem mais dinheiro para o banco digital e movimentem mais a conta.
“Não abrimos todos os números, mas dobramos o crescimento [das reservas] no mês a mês. Os números mostram o grande benefício que as pessoas estão enxergando no produto, pois administram melhor o dinheiro, conseguem se organizar muito melhor”, destaca o executivo.
De acordo com os dados do Mercado Pago, o crescimento da ferramenta é similar em todas as faixas etárias. Enquanto as faixas etárias mais altas focam em usar essa funcionalidade para construir uma reserva de emergência, os mais jovens preferem juntar dinheiro para algum pé de meia ou realizar uma viagem, por exemplo.
Ao Suno Notícias, Estivariz detalha que um dos focos do Mercado Pago no Brasil é escalar cada vez mais não apenas nos novos usuários, como também na quantidade de produtos disponibilizados para os clientes: “Estamos oferecendo cada vez mais serviços financeiros dentro do nosso banco e achando que, cada vez que lançamos um produto, conseguimos escalar ainda mais. Assim, os clientes nos enxergam como o seu banco principal”.