Mercado Livre (MELI34) reduz prejuízo no 4T21 e ações disparam 10% no premarket da Nasdaq

No acumulado do 4T21, o Mercado Livre (MELI34) teve prejuízo de US$ 46,1 milhões, em queda de 9% em relação ao quatro trimestre de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo o balanço do Mercado Livre, o prejuízo no acumulado anual foi de US$ 83,3 milhões.

As ações do Mercado Livre chegaram a registrar 10% de alta no after hours da Nasdaq. No premarket desta quarta (23), são 9,8% de alta nos papéis.

No acumulado de 2021, o Mercado Livre superou o total de 1 bilhão de produtos vendidos, um aumento de 27,5% sobre o ano anterior.

Enquanto isso, o valor total das vendas (GMV) avançou 36%, para US$ 28,4 bilhões, enquanto que a soma transacionada no Mercado Pago chegou a US$ 77,4 bilhões, uma expansão de 55% no acumulado anual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

A receita da companhia somou US$ 2,13 bilhões  no 4T21, o que representa uma alta de 61,5%, enquanto no acumulado do ano o montante saltou 66,6%, alcançando US$ 6,15 bilhões.

Somente no Brasil a receita cresceu 56,4% no último trimestre, para US$ 1,13 bilhão, apesar do ritmo ter ficado abaixo dos últimos trimestres dos dois anos anteriores.

Além disso, a fatia da receita da companhia proveniente do Brasil saiu de US$ 103,5 milhões no 4T20 para atuais US$ 64,1 milhões no 4T21.

Somente o Mercado Pago respondeu por 37% da receita líquida do período de outubro a dezembro, com US$ 773 milhões, mostrando uma diversificação nas fontes de geração de caixa da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Além de celebrar um ano de resultados recordes, com crescimento forte, melhores margens e resultado operacional, o investimento em tecnologia nos permitiu manter um ecossistema confiável e ágil, conectando mais pessoas e impactando positivamente nossos mais de 76 milhões de usuários”, escreveu o co-fundador e presidente de commerce da companhia, Stelleo Tolda.

“A transformação gerada pela nossa fintech, cuja base de usuários e serviços cresceu ainda mais, nos permite criar valor e acelerar a inclusão financeira em um momento tão importante”, seguiu o executivo, no release do resultado do Mercado Livre.

O ritmo de investimento em tecnologia e logística para ampliar as frentes de atuação segue alto, o que se percebe pela última linha ainda negativa no balanço.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Itaú BBA vê resultado em linha com expectativas e reitera recomendação de compra

Itaú BBA diz que os resultados do Mercado Livre ficaram praticamente em linha com as estimativas. O banco mantém avaliação outperform para Mercado Livre e preço-alvo de US$ 1.557,00, ante cotação de US$ 887,86 atual.

O banco de investimento vê uma continuação das fortes tendências observadas tanto no Pago (bons NPLs, tamanho do TPV) quanto nos negócios de comércio (melhores KPIs logísticos, GMV sustentado).

Apesar disso, os analistas veem uma deterioração sequencial da lucratividade (associada a um custo de capital mais alto) e um margem bruta menor (pressionada pelo ganho de share do 1P).

O banco ainda espera uma boa recuperação nos próximos pregões após uma queda de 50% das ações do Mercado Livre nos últimos seis meses, ‘uma vez que o track record é extremamente sólido’.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião