Quais são as melhores opções de Fiagros para 2024? Analistas da Guide respondem

Apesar dos possíveis desafios para 2024, os Fiagros com maior diversificação e liquidez são ótimas opções para este ano, conforme aponta a Guide Investimentos em seu novo relatório sobre os fundos agro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os analistas explicam que, de forma geral, “a liquidez de muitos Fiagros ainda é pequena”, mas oito deles estão com um volume de negociação diário superior a R$ 1 milhão (considerando os últimos 6 meses): VGIA11, KNCA11, RZAG11, RURA11, XPCA11, SNAG11, FGAA11, CPTR11.

Sobre diversificação de portfólio, os fundos do agronegócio que possuem uma grande concentração em certa região ou cultura específica podem gerar um risco mais elevado, com fenômenos relacionados ao clima impactando a safra de certa região.

“Dados os riscos, acreditamos que as melhores opções neste momento são fundos maiores do setor, mais diversificados, tanto em termos geográficos, como em termos de indexadores e produtos agrícolas envolvidos”, destaca a Guide.

A projeção da Guide para a Selic média é de 10% em 2024, enquanto para o IPCA é de 4%. Considerando essas estimativas, a expectativa é de que o retorno do “carregamento” dos ativos fique entre 13% e 15% em 2024.

“Acreditamos que há mais chance de os juros serem menores que 10% do que maiores em 2024 em função da queda dos juros e da inflação ao redor do mundo que deve ocorrer nos próximos meses, além do baixo crescimento econômico no Brasil”, destaca o relatório.

Melhores opções de Fiagros em 2024

Com a perspectiva de que a inflação possa ser um pouco mais elevada com o fenômeno El Niño, a Guide acredita que os Fiagros com maior diversificação de indicadores, ou seja, com menor concentração no CDI, são as “opções melhores”.

A Guide destaca que a maioria dos fundos do tipo Fiagro têm suas operações de crédito atreladas ao setor agrícola.

Considerando a safra mais “fraca” projetada para 2024 e o fenômeno “El Niño”, a inflação pode ser elevada neste ano, o que faria com que Fiagros com ativos atrelados ao IPCA tenham melhor relação risco-retorno.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião