Mastercard cancela aumento de tarifa de intercâmbio em cartões de crédito

A Mastercard anunciou a suspensão do ajuste da tarifa de intercâmbio sobre operações de cartões de crédito. O aumento da tarifa foi suspenso após bares e restaurantes, que seriam prejudicados, se mostrarem contra a ação da empresa. A tarifa seria cobrada apenas na modalidade de transações rápidas.

A elevação da tarifa foi anunciada pela Mastercard há alguns meses e começaria a vigorar a partir desta terça-feira (1). A empresa alega que a medida fazia parte dos ajustes que são feitos periodicamente para equilibrar o mercado.

O diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Mastercard Brasil e do Cone Sul, Felipe Magrim, afirmou que a empresa decidiu “reavaliar o reajuste sobre transações rápidas”. Além disso, o executivo reiterou que “a medida é resultado do diálogo com parceiros e participantes do mercado.”

Veja também: WeWork cancela oferta pública inicial para focar em negócios estratégicos

Na última semana, a agência “Reuters” publicou um texto alegando que o anúncio da Mastercard havia repercutido negativamente na área de meios de pagamentos e também em bancos, que ganhariam com o aumento das tarifas. Com isso, a associação que representa os bares e restaurantes também se mostrou contrária a ação e fez uma solicitação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o ajuste fosse indeferido.

Lojas Americanas e B2W fazem parceria com Mastercard

A Ame, plataforma digital de pagamentos das Lojas Americanas (LAME4) e B2w (BTOW3), divulgou, no dia 23 de setembro, uma parceria realizada com a Mastercard para oferta de cartão pré-pago aos clientes e vendedores.

De acordo com a Lojas Americanas: “a parceria é uma das importantes iniciativas que estão no plano de negócios da Ame para ampliar a sua aceitação nos mundos físico e online e possibilitará que o cliente pague com Ame em toda a rede credenciada para aceitação da bandeira Mastercard”.

O novo cartão pré-pago Ame com a bandeira Mastercard deve ser aceito em cerca de 7,8 milhões de estabelecimentos comerciais do país e contará com a função de efetuar saques em caixas eletrônicos, salientou a companhia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião