Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3): varejo avança com festas e Black Friday no radar

Nesta terça-feira (9), o bloco das empresas de varejo dispara com força no Ibovespa. Empresas como Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3), Via (VIIA3) e Lojas Renner (LREN3) avançam mais de 5%, destoando do movimento de queda visto nesses papéis nas últimas semanas.

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O cenário macroeconômico que prejudica o segmento de varejo continua o mesmo: inflação alta, juros altos, taxa de desemprego em dois dígitos. O que mudou para Magazine Luiza e companhia foi a sazonalidade, indicam especialistas, com a chegada das festas de final de ano.

Além disso, Bruno Madruga, head de renda variável da Monte Bravo, também indica que, para as empresas de varejo mais fortes no e-commerce, como Americanas e Magazine Luiza, a mudança na curva de juros também influencia no avanço da cotação no Ibovespa hoje.

“Estamos vendo hoje tanto o juros mais curto recuando, quando o mais longo, com vencimento para janeiro de 2031. Isso beneficia o setor porque o custo de capital sobre o lucro das empresas fica mais atrativo”, diz.

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Por volta das 14h45, a cotação das varejistas era a seguinte no Ibovespa:

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Final de ano, hora de o varejo brilhar

Felipe Vella, analista técnico da Ativa Investimentos, aponta para o desconto que o bloco de varejistas apresenta nesse momento. Desde o início da pandemia, as empresas do setor de varejo perderam bastante valor e ele indica que, em algum momento, essa virada iria acontecer.

“Chegamos ao momento do ano em que a Black Friday já está aí, assim como as festas de final de ano e o décimo terceiro salário. E, diferentemente do observado no ano passado, o risco do coronavírus atualmente é muito menor, indicando que as compras presenciais devem ser destaque neste ano”, diz Veçça.

Ele conclui: “Apesar do contexto de crise, existe ainda uma demanda reprimida por consumo no Brasil, que deve refletir nas festas de final de ano.”

O especialista indica que o mercado está bastante otimista em relação ao quarto trimestre das empresas de varejo neste ano e o movimento de compra de continuar nos próximos dias, porém menos acentuado.

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Monique Lima

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