Locaweb (LWSA3) projeta mais aquisições: “Temos caixa e vamos investir”, diz CFO

Com a reabertura econômica, a Locaweb (LWSA3) apresentou forte crescimento no segundo trimestre de 2021, apoiado na expansão do segmento Commerce e da agenda de M&A. Agora, a desenvolvedora de serviços de internet quer fincar ainda mais o pé no primeiro lugar de um mercado com muito espaço para consolidação.

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Depois da oferta subsequente de ações (follow-on) de R$ 2,75 bilhões, a última coisa que a companhia pretende é ficar congelada. “Temos caixa e continuaremos a investir. Não tem outra opção”, diz Rafael Chamas, CFO da Locaweb, ao Suno Notícias.

No segundo trimestre de 2021, a Locaweb seguiu o processo de aquisições, tendo concluído as da Bagy e Octadesk.

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Não é sem razão que a agenda de M&A continuou aquecida. Ela serve para atualizar o produto e trazer para dentro pessoas culturalmente alinhadas à companhia.

Nas palavras de Chamas, o fator sucesso está em escolher o ativo, selecionar as pessoas e integrar de forma a ajudar as adquiridas a continuar evoluindo. “É uma combinação que sempre nos faz buscar M&A.”

Com a estratégia de fusões e aquisições, a Locaweb quer continuar a ser o player mais relevante de soluções para e-commerce do Brasil. “É o que somos e isso que continuaremos a fazer.”

Aumento dos indicadores

Entre abril e junho, a companhia apurou um crescimento de 57,1% da receita líquida, que atingiu R$ 184,3 milhões no período. A receita líquida do primeiro semestre foi alcançou aproximadamente a mesma receita registrada pela Locaweb em todo o ano de 2019. A base para tal resultado reside duas fontes do Segmento Commerce:

  • Receita de Assinatura de Plataforma (+204,7%) ;
  • Receita de Ecossistema (+134,0%).

O aumento dos indicadores no segundo trimestre levou a receita líquida de Commerce para R$ 84,8 milhões, uma alta de 159,3% base anualizada.  O volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) da divisão R$ 4,63 bilhões, número 64,9% superior ante o mesmo período de 2020.

O segredo está na estratégia de monetização. “Captamos clientes para o business de plataforma e fazemos cross-selling de produtos periféricos, como pagamentos e logística,” contou Chamas. “Conseguimos trazer uma quantidade gigantesca de novos assinantes para a plataforma e, quando entra na Locaweb, o cliente multiplica por sete o ticket médio.”

Dados da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit | Nielsen juntamente com o banco Bexs, apontou para um crescimento de 31% das vendas no e-commerce. A Locaweb expandiu mais do que o dobro: 64,9%.

O tempero está no qualitativo. Segundo o diretor, no Brasil, há concorrência em mercados específicos, mas nenhum player conseguiu construir um ecossistema robusto de soluções.

Sinergias impulsionam cross-selling e recorrência

No painel de controle, o cliente da Locaweb tem acesso a um punhado de serviços que vão além de soluções para internet.

Por exemplo: o assinante que precisar de crédito não precisa ir a um internet banking, para realizar a solicitação. Pela Credisfera, fintech adquirida pelo grupo em fevereiro deste ano, a companhia oferece crédito em poucos cliques.

Locaweb (LWSA3) mira garantir 1º lugar com sinergias e qualidade do produto
Sinergias: Integração entre produtos e serviços – Credisfera. Foto: Reprodução Locaweb Apresentação de Resultados 2T21

 

O mesmo vale para logística, com o Melhor Envio, marketplace, a partir do Ideris e marketing, por meio da Social Miner e da Etus.

“O cliente utiliza toda a robustez do ecossistema em um produto único e isso traz mais sucesso. A somatória de tudo isso é o que fez termos resultados expressivos,” afirmou Chamas.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de Commerce cresceu 58,5% no segundo trimestre de 2021, atingindo R$ 22,9 milhões com redução de 17,2 pontos percentuais na margem Ebitda, que foi de 27,0% no trimestre. O resultado está relacionado exclusivamente à consolidação dos resultados das empresas adquiridas nos resultados do segmento. Organicamente, o segmento de apresentou compressão de 2,7 pontos percentuais e chegou a 41,5%.

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A estimativa, no entanto, é de que a pressão suma no longo prazo. De acordo com Chamas, a Locaweb busca empresas com margens alinhadas às do grupo e, apesar do tempo de integralização, a ideia é que as margens caminhem para algo próximo de 35%-45%.

“Se congelássemos a Locaweb e não houvesse mais aquisições, a margem de longo prazo tenderia a ser como a da orgânica.”

 

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Arthur Guimarães

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