Com Libra na mínima histórica, Banco da Inglaterra diz que ‘não hesitará em mexer nos juros’

Após a libra esterlina ficar no menor patamar histórico, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), emitiu um comunicado nesta segunda-feira (26) alegando que ‘monitora os acontecimentos nos mercados financeiros’.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o Banco da Inglaterra, a autoridade olha a queda da Libra “muito de perto, diante de uma significativa reprecificação nos ativos financeiros”.

O comunicado do presidente do BoE, Andres Bailey, nota que nas últimas semanas o governo do Reino Unido fez “uma série de anúncios importantes”, como um plano para apoiar o crescimento e cortar impostos.

O BoE reafirma que o papel da política monetária é garantir que a demanda não supere a oferta de modo a levar a mais inflação no médio prazo.

Como o conselho do BC já deixou claro, ele “fará uma avaliação completa em sua próxima reunião agendada do impacto sobre a demanda e a inflação dos anúncios do governo, e da queda na libra, e agirá de acordo”.

O BoE ainda afirma que “não hesitará em mudar as taxas de juros conforme for necessário para a inflação retornar à meta de 2% de modo sustentável no médio prazo”.

Entenda a depreciação da Libra

A Libra esterlina, moeda do Reino Unido, caiu para o seu menor patamar da história na madrugada de domingo (25) para segunda (26). Com a desvalorização de 7% no acumulado dos últimos cinco dias, a cotação ficou em US$ 1,04.

A depreciação ocorre em meio ao plano de alívio da carga tributária da primeira-ministra Liz Truss, que diminui impostos sobre salários e sobre empresas.

Sendo algo custoso e que aposta no crescimento de longo prazo da economia do Reino Unido, o plano tem sido criticado por especialistas, que destacam o potencial da crise cambial.

O ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers disse, em um programa da Bloomberg Television, que a Libra pode cair abaixo de US$ 1 se o plano for mantido.

“Lamento muito dizer isso, mas acho que o Reino Unido está se comportando um pouco como um país emergente e se transformando em um país ‘naufragado’. Desde o Brexit, o quanto o Banco da Inglaterra ficou atrás da curva, e agora com essas políticas fiscais, acho que o Reino Unido será lembrado por ter seguido as piores políticas macroeconômicas entre grandes países em muito tempo”, disse.

Ele também categorizou o plano como ‘ingênuo e ilusório’.

Vale lembrar que com a apreciação do Dólar ante a Libra esterlina, encarecem os produtos importados ao país – o que pode gerar inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Banco da Inglaterra tirará moedas de circulação

Em meio a todo esse contexto, serão cerca de 360 milhões de libras tiradas de circulação no Reino Unido. Serão retiradas de circulação as notas de £ 20 e £ 50 – que perdem a validade já a partir do dia 30 de setembro.

No volume total são mais de 11 bilhões de libras retiradas de circulação pelo Banco da Inglaterra. Os modelos devem ser trocados por cédulas de polímero.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião