Europa: Bolsas caem até 3% com PMIs mais fracos do que o esperado

As bolsas da Europa caem mais de 1% na manhã desta sexta (23) após uma rodada de dados de atividade (PMIs) fracos da região alimentar temores de recessão, enquanto investidores continuam digerindo recentes elevações de juros nos EUA e em várias partes da Europa.

O índice acionário que reúne diversas bolsas da Europa, o Stoxx 600, cai 2,5%.

PMIs preliminares da S&P Global mostraram hoje que as economias da zona do euro e do Reino Unido estão se contraindo no ritmo mais intenso em 20 meses, em meio a pressões inflacionárias resultantes da crise de energia deflagrada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Na Alemanha, que sente com mais força os efeitos do conflito russo-ucraniano, a contração na atividade é a mais severa em 28 meses.

Os últimos números dos PMIs reforçam preocupações de que a economia global se encaminha para uma recessão, após uma série de bancos centrais subirem juros ao longo da semana.

Na quarta-feira (21), o Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) elevou juros e sinalizou mais aumentos, em nova tentativa de conter a inflação persistente nos EUA. Com o mesmo propósito, os BCs da Inglaterra (BoE), da Suíça (SNB) e da Noruega (Norges Bank) elevaram juros ontem.

Em comentário sobre os PMIs, o economista da S&P Chris Williamson sinalizou que uma recessão na zona do euro é provável, uma vez que “empresas relatam piora das condições de negócios e intensificação de pressões de preços ligadas ao aumento dos custos de energia”.

Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para PMIs dos EUA e para um evento com dirigentes do Fed, incluindo seu presidente, Jerome Powell.

Na decisão de juros desta semana, Powell indicou que o Fed pretende agir de forma agressiva para trazer a inflação de volta à meta oficial de 2%. Em agosto, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA foi de 8,3%.

Cotação das bolsas da Europa

  • Bolsa de Londres: -2,1%
  • Bolsa de Frankfurt: -2,5%
  • Bolsa de Paris: -2,1%
  • Bolsa de Milão: -3,1%
  • Bolsa de Madri: -2,7%
  • Bolsa de Lisboa: -3,3%

Veja os dados detalhados dos PMIs da Europa

O PMI composto do Reino Unido, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 49,6 em agosto para 48,4 em setembro, atingindo o menor nível em 20 meses.

A prévia de setembro ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda do PMI composto a 49.

Já o PMI composto da Alemanha caiu de 46,9 em agosto para 45,9 em setembro, atingindo o menor nível em 28 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade.

Por fim, o PMI composto da zona do euro caiu de 48,9 em agosto para 48,2 em setembro, atingindo o menor nível em 20 meses e permanecendo abaixo da barreira de 50 que sinaliza contração da atividade, segundo dados oficiais das agências de estatística da Europa.

Com informações do Estadão Conteúdo

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião