Johnson & Johnson (JNJB34) encerra ‘discretamente’ produção de vacinas da Janssen

A Johnson & Johnson (JNJB34) decidiu encerrar “discretamente” as operações da fábrica de vacinas que produz a vacina Janssen contra a Covid-19, segundo o jornal americano The New York Times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Apesar de a empresa afirmar que tem milhões de vacinas em estoque, as entregas para países pobres e em desenvolvimento – principais clientes da vacina, que é fácil de estocar e transportar – têm sofrido atrasos.

Os principais afetados pela demora são países africanos, como a África do Sul, que teve doses redirecionadas para a Europa.

A fábrica, que fica em Leiden, na Holanda, em vez de produzir a vacina contra o novo coronavírus, deu agora prioridade a outros imunizantes, mais lucrativos, que não têm relação com a Covid-19.

A pausa é temporária e a expectativa é de que a fábrica em Leiden volte a produzir vacinas da Janssen – ou imunizante similar contra a Covid-19 – nos próximos meses. Ainda não há detalhes se a interrupção deve afetar ainda mais a distribuição dos produtos em função dos estoques de vacinas, em níveis adequados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo fontes, a paralisação deve reduzir o estoque de vacinas da Janssen em algumas centenas de milhões de doses.

Outras fábricas foram contratadas pela Johnson & Johnson para repor a produção, mas ainda não começaram o processo.

O anúncio pegou de surpresa os principais clientes da vacina, a União Africana e o consórcio Covax, que distribui imunizantes entre os países-membros, a maior parte deles em desenvolvimento.

Para Ayoade Alakija, co-diretor do programa de distribuição de vacinas da União Africana, “este não é o momento de mudar linhas de produção ou algo do tipo”. “Não quando as vidas de pessoas por todo o mundo em desenvolvimento estão na balança”, afirmou.

Recentemente, a vacina da Janssen tem enfrentado dificuldades regulatórias nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos por causa de uma rara mas perigosa possibilidade de causar coágulos sanguíneos. Estudos apontam que a imunização da vacina também ficou aquém de resultados da competidoras Pfizer e Moderna.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/05/Banner-Noticias-1000x325-23-1.jpg

Pedro Caramuru

Compartilhe sua opinião