JBS (JBSS3) opera em queda após acionista cobrar indenização dos irmãos Batista

As ações da JBS (JBSS3) operam em queda nesta sexta-feira (23), após o fundo SPS, que detém uma participação de 21,8% no capital da empresa, abrir um pedido de arbitragem para a cobrança de uma indenização da holding J&F, dos irmãos Joesley BatistaWesley Batista. Por volta das 12h07, os papéis da companhia caíam 3%, a R$ 21,37, liderando as baixas do Ibovespa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png


De acordo com o comunicado da JBS, a arbitragem aberta pelo SPS e por outro acionista, cujo nome não foi divulgado, solicita que os controladores da companhia do setor de frigoríficos indenizem a empresa por danos provocados depois de terem se tornado públicos os acordos de colaboração premiada firmados por delatores com o Ministério Público Federal (MPF).

A nota reitera que “os procedimentos arbitrais já estão em fase avançada” e “a sentença parcial unânime já reconheceu a legitimidade do Fundo SPS para pleitear, em favor da JBS, todos os danos sofridos pela companhia em razão dos ilícitos confessados nos acordos de colaboração”.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Os argumentos do SPS, divulgados pela JBS em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vão ao encontro do que defende a companhia. “Os dados mencionados pelo BNDES já estão sendo postulados nos procedimentos arbitrais”, alegou o fundo de investimentos. Ainda segundo o SPS, além da arbitragem estar avançada, possui o reconhecimento da legitimidade do fundo.

A carta do fundo veio à tona após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), controlador de 22% das ações da companhia através do BNDESPar, acusar a JBS de tentar diminuir o poder dos minoritários. O banco estatal de fomento defende que a companhia abra um procedimento arbitral contra controladores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O SPS alega, entretanto, que uma nova ação não traria qualquer vantagem para os acionistas da exportadora de carnes. Está marcada para o dia 30 de outubro uma assembleia de acionistas da JBS, que terá como pauta o processo contra a família Batista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião