Joesley Batista Joesley Batista

Joesley Batista

Perfil de Joesley Batista
Nome Completo Joesley Batista
Nascimento 1972
Local de Nascimento Formosa, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Fortuna US$ 1,3 bilhão
Conhecido Como Joesley Batista
Estado Civil Casado

Biografia de Joesley Batista

Quem é Joesley Batista

Joesley Batista é um dos donos da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, sendo a maior produtora de carne do país e uma das maiores do planeta. Dentro do negócio, Joesley Batista é conhecido por ter liderado o grupo no processo de internacionalização da marca. Medida que influenciou diretamente no crescimento do faturamento da JBS.

O empresário ainda preside a holding J&F Investimentos, que além da JBS, engloba marcas como a Alpargatas, setor de calçados, e Eldorado Brasil, área de celulose.

Em 2019, Batista retornou a lista de bilionários da Forbes. Segundo a revista, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 1,3 bilhão. Montante que o coloca na 1717ª posição do ranking.

Com a carreira voltada para JBS, Joesley, junto de seus dois irmãos mais velhos, tem grande influência no crescimento da empresa.

Contudo, seu nome também é marcado por esquemas de corrupção. Sendo que o empresário chegou a ser preso em 2017 e 2018 por causa da Operação Lava Jato.

Trajetória de Joesley Batista

Joesley Batista

Joesley Batista nasceu no dia 5 de fevereiro de 1972, na cidade de Formosa, estado de Goiás, Brasil.

Seu pai, José Batista Sobrinho, também conhecido como Zé Mineiro, tinha um açougue em Anápolis. Comércio que havia fundado em 1953, inicialmente com nome de Casa de Carnes Mineira.

No final dos anos 50, Zé Mineiro mudou seu açougue para o canteiro de obras da cidade de Brasília, no período o comércio foi renomeado, passando a se chamar Friboi.

Com 12 anos de idade, Joesley fazia ‘bicos’ em comércios da cidade de Brasília.

Contudo, Batista e seus dois irmãos, José Batista Júnior e Wesley Batista, voltaram suas ações para ajudar o pai no negócio da família, que estava crescendo. Com a expansão do comércio os três irmãos abandonaram a escola e não chegaram a concluir o ensino médio.

Inicialmente Joesley assumiu a função de gerente em um frigorífico com mais de 100 funcionários.

Segundo Batista, tudo que ele aprendeu sobre administração e finanças foi perguntando para as pessoas mais velhas que trabalhavam na empresa.

Com o crescimento de Brasília, a Friboi expandiu consideravelmente, principalmente por ser a principal distribuidora de carne das empreiteiras.

O fortalecimento da marca no mercado e a aquisição de concorrentes seguiu durante os anos. No início dos anos 2000 o grupo já era dono da Anglo, Swift Armour e Bordon. Três dos maiores frigoríferos do país.

Em 2007, o grupo novamente foi renomeado, passando a se chamar JBS. Também no período a companhia abriu seu capital, com seus títulos sendo negociados no mercado de ações.  No período, Joesley era presidente-executivo do grupo.

Na época, Joesley tomou a frente no processo de internacionalização do grupo. Sendo que menos de dez anos depois a empresa já atuava em mais de 20 países e, durante determinado período, foi a maior produtora de proteína animal do mundo.

Joesley Batista e a Lava Jato

Joesley Batista

Em 2016, Batista foi acusado de fazer parte de um esquema de propina envolvendo a JBS e o então deputado e presidente da Câmara Eduardo Cunha.

No início de 2017, no processo de investigação, Joesley contou que o presidente da época, Michel Temer, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff também tinham esquemas com a multinacional. Joesley inclusive gravou uma conversa que teve com Temer e a entregou ao Ministério Público dizendo que o ex-presidente estaria tentando comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, que estava preso.

Acusações que instauraram uma crise no governo do período.

Em setembro de 2017, foi decretada a prisão preventiva do empresário. Contudo ele Joesley Batista foi solto no mesmo ano.

No final de 2018, Joesley voltou a ser preso. Na ocasião em decorrência da Operação Capitu. O executivo estaria envolvido em esquema ilícitos envolvendo o Ministério da Agricultura.

Todas as acusações em cima de Joesley Batista e da maior empresa de alimentos nacional fizeram com que as ações da JBS tenham caído nos últimos anos. Para entender tudo que envolve as ações da JBS, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Perfis Relacionados a Joesley Batista

Wesley Batista
Bilionários Wesley Batista

Compartilhe sua opinião