Wesley Batista Wesley Batista

Wesley Batista

Perfil de Wesley Batista
Idade 50
Nome Completo Wesley Mendonça Batista
Nascimento 08/12/1970
Local de Nascimento Formosa, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Ex-presidente da JBS
Fortuna US$ 2,9 bilhões (2021)
Conhecido Como Wesley Batista
Estado Civil Casado

Biografia de Wesley Batista

Quem é Wesley Batista

Wesley Batista é um dos donos da JBS, maior empresa de produtos de origem animal do Brasil. Sua maior influência na história da empresa foi no processo de instalação do grupo nos Estados Unidos no final da primeira década dos anos 2000. Além de ter participação na gestão da holding J&F Investimentos.

Wesley Batista também ocupou o cargo de presidente-executivo da multinacional até 2017, quando seu nome foi ligado à Operação Lava Jato. Na ocasião, as ações da JBS tiveram forte queda. A JBS é conhecida por ser dona da marca de carnes Friboi

Wesley Batista está na lista da Forbes 2021, ranking das pessoas mais ricas do mundo. Com uma fortuna estimada em US$ 2,9 bilhões, o empresário se posiciona na 1064ª posição do ranking.

Assim como seus irmãos, Wesley tem sua carreira voltada à JBS, e ao Grupo J&F, sendo que ficou conhecido, principalmente, por sua capacidade técnica.

Seu nome também é marcado por estar na lista da Operação Lava Jato.

Trajetória de Wesley Batista

Wesley Batista

Wesley Batista nasceu no dia 8 de dezembro de 1972, na cidade de Formosa, estado de Goiás, Brasil.

Wesley é o terceiro filho dos seis que tiveram José Batista Sobrinho, também conhecido como Zé Mineiro, e ‘Dona’ Flora.

No início dos anos 50, Zé Mineiro abriu um açougue na cidade de Anápolis, o Casa de Carnes Mineira. Contudo, o negócio cresceu quando ele transferiu para o canteiro de obras da cidade de Brasília.

Quando Wesley nasceu, a empresa de seu pai já era uma das maiores distribuidoras de carne da região. Também já era conhecida pelo nome de Friboi, ideia dada por um cliente.

Ao longo de sua juventude, Wesley e seus dois irmãos homens, Joesley Batista e José Batista Júnior, trabalharam na empresa do pai.

Com o crescimento dos negócios, os três deixaram a escola antes de concluir o ensino médio para se dedicar ao trabalho.

Desde o seu início na Friboi, Wesley se destacou pela questão que fazia em acompanhar toda a linha de produção do negócio, buscando entender ao máximo de que forma a empresa funcionava.

Seu conhecimento ia desde a etapa da compra de gado, passando pela limpeza e desossa, o processo de corte de carnes e da que forma era comercializada.

Esta experiência fez com que ele assumisse um papel importante no período em que a Friboi começou a adquirir empresas do ramo. Isto porque o empresário desenvolveu uma ferramenta para que o processo de integração ao grupo demorasse menos tempo e tivesse maior eficácia.

Contudo, o período em que Batista teve maior influência no crescimento da multinacional foi quando, já renomeada para JBS, a empresa começou a atuar nos Estados Unidos, após a compra da Swift.

Entre os anos de 2007 e 2011, Batista foi o principal nome das operações da JBS nos EUA. O período fez com que ele ficasse conhecido no universo empresarial por sua capacidade técnica.

Após retornar o Brasil, em 2011, Wesley assumiu o cargo de presidente-executivo do grupo, função que era ocupada por Joesley, que assumiu o conselho de administração da empresa na ocasião.

O executivo permaneceu na presidência-executiva do negócio até 2017, quando seu nome foi ligado à Operação Lava Jato.

Wesley Batista e a Lava Jato

Wesley Batista

As investigações sobre o envolvimento da JBS em um esquema de corrupção entre a empresa e pessoas ligadas ao governo iniciaram em 2016. Tanto seu nome como o de Joesley eram alvos da investigação.

Em maio de 2017, a delação dos dois instaurou uma crise política no país após eles informarem que nomes como Michel Temer, presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ex-presidentes, Eduardo Cunha, Aécio Neves, entre outros estariam envolvidos no esquema.

Em decorrência das investigações, Wesley chegou a ser preso no final de 2017 e em 2018, contudo foi solto nas duas ocasiões.

Ainda assim, o envolvimento de Wesley Batista no caso interferiu diretamente no crescimento da empresa. Para entender detalhadamente como é faturamento da JBS, leia o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Perfis Relacionados a Wesley Batista

Joesley Batista
Bilionários Joesley Batista

Compartilhe sua opinião