JBS (JBSS3) paralisa operação na Austrália após ataque cibernético

A unidade australiana da JBS (JBSS3) foi atingida por um ataque cibernético no sistema global de tecnologia da informação, reportou o Beefcentral, um site local do setor, no último domingo (30).

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O incidente paralisou as operações do frigoríficos no país, disse o CEO da JBS Australia, Brent Eastwood, ao site. O executivo não soube dizer quanto tempo poderia durar a interrupção.

A divisão disse não poder especular sobre uma retomada das operações de processamento no país, dizendo que a primeira prioridade era avaliar o impacto e a extensão do ataque.

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De acordo com relatório do Goldman Sachs — assinado por Thiago Bortoluci, Galdino Falcao e Rupanshi Bajaj —, a JBS Austrália historicamente respondeu por cerca de 20% das vendas de carne bovina da companhia brasileira, um percentual de aproximadamente 8% da receita consolidada da JBS no ano fiscal de 2020.

“Embora reconheçamos que é muito cedo para estimar a extensão potencial de tal incidente, notamos que o acesso regular a sistemas de TI e internet é essencial para o funcionamento das unidades de processamento de proteínas”, disseram os analistas do banco em relatório desta segunda-feira (31).

Com a palavra, JBS

Questionada pelo SUNO Notícias, a JBS enviou em nota um depoimento da unidade da empresa nos Estados Unidos. Veja.

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“No domingo, 30 de maio, a JBS USA determinou que era alvo de um ataque organizado de segurança cibernética, afetando alguns dos servidores que suportam seus sistemas de TI norte-americanos e australianos. A empresa tomou medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas impactados, notificando as autoridades e ativando a rede global da companhia de profissionais e especialistas terceirizados de TI para resolver a situação. Os servidores de backup da empresa não foram afetados e ela trabalha ativamente com uma empresa de Gerenciamento de Incidentes para restaurar os sistemas o mais rápido possível.

A companhia não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que dados de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos ou utilizados indevidamente como resultado da situação. A resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores.”

A nota não se trata de um posicionamento da JBS Brasil, pois o caso está sendo conduzido exclusivamente no exterior, comunicou a assessoria.

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Arthur Guimarães

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