J.P. Morgan reduz projeção de PIB brasileiro para -1% em 2020

O Banco J.P. Morgan reduziu a projeção de expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 1,6% para -1%, nessa quarta-feira (18).

Embora a primeira expectativa fosse de crescimento do PIB, o J.P. Morgan reavaliou a projeção e agora espera uma profunda recessão para o primeiro semestre de 2020.

O banco prevê uma queda de 3,5% do PIB brasileiro já no primeiro trimestre de acordo com as sazonalidades. Entretanto, a queda do PIB global e a crise do coronavírus devem afetar ainda mais a atividade econômica do país.

Para o segundo trimestre, as expectativas continuam negativas. Os economistas do J.P informaram em relatório “julgamos que o segundo trimestre poderia ser ainda pior, mas as medidas fiscais adotadas pelas autoridades provavelmente suavizarão esses efeitos”.

Saiba mais: Credit Suisse corta crescimento do Brasil para zero por coronavírus

Em relatório, o banco informa que aguarda estímulos fiscais para empresas afetadas com a crise do novo coronavírus.

“Julgamos que estímulos fiscais adicionais por meio de mudanças no teto de gastos, uma ferramenta destinada a reforçar a estabilidade fiscal de médio prazo, podem ser contraproducentes, na medida em que desestabilizam a confiança do mercado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Em relação a taxa Selic, o banco acredita em um corte de 0,5 ponto percentual hoje e outro de 0,25% ponto percentual no mês de maio.

Bancos reduzem a projeção do PIB brasileiro

Na última terça-feira (17) , o banco suíço Credit Suisse informou que o crescimento do PIB do Brasil vai ser zero no ano de 2020, por causa da epidemia do coronavírus.

Na previsão realizada antes do surto da doença, a projeção era de um crescimento de 1,4% para esse ano.

O Credit Suisse também prevê uma recessão no primeiro semestre.

No mesmo dia que o banco suíço, cortou sua previsão, o Santander Brasil (SANB11) também diminuiu suas projeções para o crescimento do PIB Brasil.

De acordo com o economista-chefe do Santander, Mauricio Oreng, a previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2020 passou de 2%, da projeção anterior, para 1%. Além disso, a estimativa para 2021 caiu de 2,5% para 2%.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião