Itaú reduz projeção do PIB no 1T e prevê retração de 0,2%

O Itaú estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá uma retração de 0,2% no primeiro trimestre de 2019. Além disso, a projeção do  banco para o crescimento da economia no ano também foi reduzida e passa a ser de apenas 1%.

No último relatório, o Itaú estimava uma retração de 0,1% no primeiro trimestre. No mesmo sentido, a previsão para o PIB de 2019 também era maior, de 1,3%.

As projeções foram divulgadas pelo banco nesta terça-feira (28) no evento Macroeconomia em Pauta. Sobre os dados, o economista chefe da instituição, Mário Mesquita, afirmou que a estimativa está “próxima de um consenso atual”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A expectativa do banco é de que os resultado melhorem no próximo ano. Contudo, isso estaria condicionado à aprovação da reforma da Previdência com cerca de 50% a 75% do texto original. Dessa forma, a economia é, respectivamente, de R$ 670 bilhões e R$ 990 bilhões. Além disso, a aprovação da reforma já é esperada apenas para o segundo semestre.

Saiba Mais: Boletim Focus: previsão do PIB cai pela 13ª vez seguida e índice vai a 1,23%

Dessa forma, o Itaú calcula que a PEC da Previdência pode ser “desidratada” em alguns pontos até certos limites para não comprometer a economia necessária.

PIB ruim no 2T

O banco também prevê que o cenário econômico do segundo trimestre não vá apresentar muita melhora. De acordo com o especialista Luka Barbosa, diante do desempenho dos primeiros três meses, é necessário uma efetiva melhora no segundo trimestre para uma expectativa sobre o crescimento anual.

Assim, os economistas estimam que a partir dos próximos três meses, o crescimento deve acelerar para mais de 2%. Ainda assim, o desempenho de 2019 ficaria abaixo do 1%.

“Nós reduzimos de 1,3% para 1% a projeção do PIB do ano, porque mesmo que a economia acelere, ela precisa acelerar muito a partir de agora para alcançar o 1,3%”, explica Mário Mesquita.

Saiba Mais: PIB: FMI diminui projeção de crescimento do Brasil para 2019

Sendo assim, as previsões condicionadas do banco para o crescimento ficam da seguinte forma:

  • PIB em 0,2% no ano com crescimento de 0% a partir do 2T;
  • PIB em 0,5% no ano com crescimento de 1% a partir do 2T;
  • PIB em 0,9% no ano com crescimento de 2% a partir do 2T;
  • PIB em 1,3% no ano com crescimento de 3% a partir do 2T;
  • PIB em 1,7% no ano com crescimento de 4% a partir do 2T.

A previsão pouco otimista do Itaú para o crescimento brasileiro vai de encontro com as previsões do mercado. Isso porque o Banco Central estimou que em 2019, o PIB brasileiro será de 1,23%. O resultado, que foi reduzido de 1,24%, foi a 13ª queda seguida na previsão. Sendo assim, em janeiro, a expectativa era de que o País crescesse 2,6% no ano.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião