Itaú (ITUB4) passará a ter CEO do iFood em seu Conselho de Administração

O Itaú (ITUB4) passará a contar com nomes de executivos relevantes no meio de tecnologia e startups em seu conselho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Após uma assembleia do dia 23 de abril, o Conselho de Administração do Itaú passará a contar com nomes como o de Fabrício Bloisi, CEO do iFood e um dos fundadores da Movile – holding que controla a companhia de delivery de alimentos.

Além disso, Paulo Veras também passará a integrar o board. O executivo é co-fundador da 99 e também é membro de conselhos de outras companhias com grande valor de mercado – e até listadas em bolsa, como a Localiza (RENT3).

Ambos foram indicados por controladores.

A justificativa é de que eles possuem “Experiências bem sucedidas na gestão de dois dos mais relevantes unicórnios da América Latina”.

Quem sairá do board é Frederico Trajano, atual CEO do Magazine Luiza (MGLU3), que integra o colegiado desde meados de 2020.

Não será necessário uma outra saída para dar lugar às duas novas nomeações já que, para isso, o Itaú criou uma nova cadeira. Com isso o Conselho de Administração passará a ter 13 cadeiras.

Itaú segue como marca mais valiosa do Brasil

O Itaú Unibanco segue como a marca com o maior valor do Brasil, segundo ranking da consultoria Kantar.

Os dados do ranking mostram que o valor da marca do Itaú é de US$ 7,4 bilhões. Logo atrás estão Brahma e Skol, com valores de US$ 6,6 bilhões e US$ 5,8 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O ranking mostra o quão resilientes as marcas têm sido após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil. As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde Vestuário e Cerveja até Cuidados Pessoais e Serviços de Viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas”, afirma Milton Souza, diretor geral da divisão de insights da Kantar no Brasil.

Veja ranking de marcas mais valiosas em 2024

  1. Itaú Unibanco: US$ 7,4 bilhões
  2. Brahma: US$ 6,6 bilhões
  3. Skol: US$ 5,8 bilhões
  4. Claro: US$ 5,7 bilhões
  5. Nubank: US$ 4,5 bilhões
  6. Bradesco: US$ 4,3 bilhões
  7. Vivo: US$ 3,3 bilhões
  8. Localiza: US$ 3,0 bilhões
  9. Petrobras: US$ 2,6 bilhões
  10. Antarctica: US$ 2,4 bilhões

Segundo os dados da Kantar, o Banco do Brasil (BBAS3) teve o maio crescimento no valor da marca. O banco US$ 1,6 bilhão de valor, uma variação de 55% ante a edição de 2021 e 2022, deixando a mesma na 15ª posição no ranking.

O segundo maior crescimento de 2024 foi da Caixa, que saltou 34%, para US$ 1,2 bilhão. A marca ocupou a 22 posição.

A Amil ficou na 11ª posição, com um crescimento de 23%, a US$ 1,48 bilhão.

Os ‘novatos’ no Top 50 incluem a SulAmérica, com US$ 1,2 bilhão, na 19ª posição, a Havaianas com US$ 711 milhões na 35ª posição, além do PagBank, com US$ 359 milhões na 46ª posição.

No crescimento ante 2021 e 2022 por categoria, as Plataformas de tecnologia e serviços para consumidores tiveram o crescimento de 2.170%, sendo a maior de todas. Ela foi seguida por Serviços de turismo (16%), Serviços Financeiros (14%), Fornecedor de Telecomunicações (12%) e Energia (3%).

No lado contrário, apresentaram retrações os segmentos de Vestuário (-39%), Varejo (-38%), Eletrodomésticos (-22%) e Mídia e Entretenimento (-20%).

Segundo a Kantar, as 50 marcas mais valiosas do Brasil – com ranking liderado pelo Itaú – somam um valor de US$ 82,8 bilhões. No acumulado, o índice de crescimento foi de 4% ante a edição anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião