“Quem investe em criptomoedas deve estar pronto para perder tudo”, diz agência reguladora britânica

A Autoridade de Conduta Financeiro (FCA) do Reino Unido alertou nesta segunda-feira que investidores que pensam em fazer aportes, ou que já fizeram, em criptomoedas devem estar preparados para perder todo dinheiro investido nesses ativos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o órgão, a aquisição desses produtos vem junto de riscos muito altos. “Como em todo caso de investimentos especulativos com riscos elevados, os consumidores devem se certificar de que entendem no que estão investindo e saber os riscos associados ao aporte”, diz a FCA.

O aviso vem em meio uma forte alta do mercado de criptomoedas. Na última semana, o bitcoin superou o valor histórico de US$ 41,973 mil e a soma do valor de t odas as moedas digitais ultrapassou US$ 1 trilhão.

Investidores, recentemente, passaram a acreditar que criptomoedas podem ser uma boa maneira de fugir da inflação, de forma parecida com o ouro, em tempos de estímulos financeiros sem precedente por parte dos governos mundiais.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A alta exagerada, entretanto, levou a alguns comentaristas a alertarem para os riscos de bolha. Apenas nos últimos 12 meses, as principais criptomoedas avançaram cerca de 300%. O Bank of America, recentemente, chamou a movimentação de “a mãe de todas as bolhas”.

A agência reguladora do Reino Unido teme que os altos riscos já inclusos com o investimento em criptomoedas estejam sendo impulsionados ainda com empresas investindo em marketing, que não mostram o lado negativo de investir na moeda, e com atividades fraudulentas. “A FCA está ciente de que algumas empresas ainda estão oferecendo investimentos em criptoassets ou empréstimos e investimentos vinculados a esses ativos, prometendo altos retornos”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O órgão proibiu recentemente a venda de criptomoedas para investidores do varejo. Segundo ele, as empresas que continuam a realizar a operação estão cometendo um crime.

Corretoras de criptomoedas chegaram a ficar fora do ar na última semana por aumento na procura

Na última quinta-feira (7) e sexta-feira (8), corretoras de criptomoedas chegaram a sair do ar em todo mundo por causa da alta demanda pelos ativos.

No Brasil, Mercado Bitcoin, BitcointoYou e BitcoinTrade foram algumas das que caíram. Lá fora, as gigantes Binance e Coinbase, duas das maiores corretoras do tipo do mundo, também ficaram fora do ar.

Segundo analistas, as pessoas estavam, então, preocupadas por ficarem de fora de um novo boom, o que gerou uma procura exagerada pelas criptomoedas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião