Inteligência emocional é chave para bons investimentos, diz Head da Suno Research

“Investir é contraintuitivo, por isso que o investidor precisa estar dotado de uma mentalidade correta além de uma estratégia vencedora”, afirmou o Head da Suno Research, Victor Montezuma, ao destacar a importância da racionalidade no mundo dos investimentos. A declaração foi dada durante palestra no evento Suno Invest, que ocorre neste domingo (18) em um hotel na Zona Sul de São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Durante a palestra cujo intuito era ensinar o investidor a diferenciar o que é ruído do que é sinal de crise, Montezuma citou por diversas vezes a importância de se desenvolver a inteligência emocional para que se tenha maior racionalidade na tomada de decisões de investimentos, fuja de ‘efeitos manada’ e saiba diferenciar o que é um sinal de atenção para o que é apenas um ruído temporário.

Para ele, ao olhar para uma ação, o investidor precisa analisar a empresa, o setor e o contexto inserido, buscando seu valor intrínseco, o valor justo por aquela ação.

Tendo isso em mente, conhecendo onde está entrando, o dono desta ação passa a avaliar melhor como que certos eventos do noticiário podem – ou não – interferir no valor real daquela empresa.

Como exemplos, citou o caso da greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018, que derrubou diversas empresas listadas na bolsa, assim como o Joesley Day, em março de 2017, que causou acionamento de circuit breaker.

Em ambos os eventos, várias empresas que não tinham – nem tiveram – seus negócios relacionados com os ocorridos viram suas ações cair abruptamente naqueles dias.

“É um típico caso de ruído, não é um sinal de mudança, por que uma transmissora de energia, por exemplo, com contratos de fornecimento estabelecidos, estável, sofreria tamanha variação de valor em uma greve de caminhões?”, questionou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Comprar na queda e de forma racional traz bons retornos aos investimentos

Segundo o especialista, as notícias podem afetar os preços das ações e demais investimentos, mas não os valores.

Ações que sofreram grandes oscilações sequer tiveram mudanças em seus negócios ou sofreram com geração de caixa, apontou.

É nesse momento – de queda – que Montezuma aponta que o bom investidor deve ‘estar ligado’.

“Estar focado no racional, no fundamento da empresa, isso te faz comprar na queda, isso evita o medo de ficar de fora que é intrínseco ao ser humano”, completou.

Evitar a pressão vendedora e também entrar em momentos muito otimistas. O palestrante citou que o megainvestidor Warren Buffet não entrou em ‘empresas .com’ nos anos 90, sendo criticado e tendo seus resultados batidos durante cinco anos, no entanto, passou ao largo da quebradeira quando estourou a bolha ao fim daquela década.

“Além de uma estratégia vencedora, ele teve o mindset correto”, completou, citando a racionalidade de Buffett ao realizar seus investimentos ‘contra a manada’.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Allan Ravagnani

Compartilhe sua opinião