Inteligência artificial (IA) pode avaliar riscos e trazer insights na hora de investir; veja como

Utilizando ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é possível processar grandes volumes de dados, receber insights e avaliar riscos de investimentos. Com um leque de benefícios, a tecnologia vem atraindo a atenção de investidores.

Além de procurar as empresas que estão na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia, os investidores buscam melhores formas para usar a IA em benefício próprio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Uma delas é por meio da inteligência artificial generativa, com o uso de apps como ChatGPT e Finchat. Usado no mercado americano, o FinChat, ferramenta específica para finanças, oferece acesso a informações detalhadas sobre a situação operacional de empresas, trazendo recursos como balanços e explicações de diferentes produtos financeiros, ações e fundos de investimento.

A IA aplicada ao mercado financeiro ainda é utilizada para aprimorar o gerenciamento de riscos, identificar oportunidades, otimização do portfólio e até análise do sentimento do mercado.

Inteligência Artificial: ferramentas que usam a tecnologia para investimentos

Uma das ferramentas conhecidas por usar a IA para investimento é o aplicativo chamado Magnifi. Segundo Jeremy Bowman, colunista do site The Motley Fool, o app usa ChatGPT e outras tecnologias para fornecer consultoria de investimento em tempo real.

“O Magnifi age como um Robinhood alimentado por IA , funcionando como uma plataforma de negociação que pode responder a perguntas com uma interface de chatbot como o ChatGPT”, diz Bowman,

Outra ferramenta interessante é o Trade Ideas, que faz varredura de ações com base em análise técnica, volume e preço da ação. Já para negociação, o Tickeron ajuda a identificar oportunidades de negociação, oferecendo também relatórios completos e gráficos para ações.

Segundo o site Andrelug, outras opções são:

  • Vectorvest, sistema de recomendações diárias de compra e venda de ações com base em análise fundamentalista
  • Kavout, plataforma insights baseado em dados para gerenciamento de ativos
  • Zignaly, uma plataforma de negociação de criptomoedas
  • Black Box Stocks, sistema de negociação para traders.

ChatGPT e FinChat podem ser boas ferramentas para consulta sobre empresas

Na esteira destas novas ferramentas relacionadas à inteligência artificial, o ChatGPT ganhou destaque sendo usado como fonte de informação para investimentos.

Para Luís Guedes, professor de inovação e projetos da FIA Business School, o aplicativo caiu no ‘hype’ pela usabilidade, pouca complexidade e dinâmica simples. Por outro lado, Guedes destaca que a plataforma não é uma ‘fonte de verdade’, e inclui sempre uma margem de erro.

“Ele parte de uma base de dados. O hype é pela interface e pela velocidade e qualidade da resposta”, comenta.

Neste cenário, o especialista aponta que o ChatGPT tende a ser um ‘norte’ para decisões, mas que a presença humana ainda é necessária. “A minha opinião é de que a IA pode ajudar na interlocução para tirar dúvidas, como a Alexa e o Google Home fazem. Você pergunta coisas e ela te responde. Você pode fazer perguntas simples como ‘riscos de investir em ação’. Além disso, ela pode poupar tempo de um analista que pergunta por alguns dados ou informações”, explica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Atualmente, o ChatGPT não concede informações em relação a quais ações investir. Ao solicitar, por exemplo, que ele fizesse um investimento de R$ 20 mil, a ferramenta afirmou não ser capaz de realizar investimentos reais, mas informou que poderia oferecer uma sugestão geral de como diversificar a quantia em ativos brasileiros. O importante é alimentá-la antes com muitos dados, explicando o que são os investimentos, “ensinando” a AI sobre como alocar recursos e sobre os tipos de investimentos. Preparando-a para essa tarefa.

No mercado americano, outro chatbot de sucesso é o FinChat, ferramenta específica para finanças que oferece acesso a informações detalhadas sobre a situação operacional de empresas, trazendo recursos como balanços e explicações de diferentes produtos financeiros, ações e fundos de investimento.

Além disso, para operadores de mercados e investidores, já é possível utilizar chatbots online de inteligência artificial, como ChatGPT, para filtrar informações, fazer resumos de informações e reduzir distrações.

Quais os benefícios da IA para as finanças?

Para Tiagos Reis, CEO da Suno, os benefícios da Inteligência Artificial ao mercado financeiro estão relacionados à melhoria na precisão das previsões, eficiência operacional e personalização de serviços financeiros e analisar grandes volumes de dados.

“Outro ponto relevante é que a Inteligência Artificial pode ser usada para detectar atividades fraudulentas, analisando padrões de transações e identificando atividades suspeitas”, diz ele.

“A Inteligência Artificial é usada para analisar grandes volumes de dados de mercado e identificar padrões e tendências que podem ser úteis para a tomada de decisões de investimento. Por exemplo, os algoritmos de Inteligência Artificial podem analisar dados históricos de preços de ações para prever tendências futuras de preços”, escreve Reis em artigo sobre a ferramenta. “Além disso, a IA também está sendo usada para automatizar tarefas rotineiras, como a verificação de transações. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também ajuda a reduzir o risco de erros humanos e fraudes.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião