Grana na conta

Inflação esperada por consumidores deverá subir para 5,2%

A expectativa dos consumidores é que a mediana da inflação tenha fechado o ano de 2020 a 5,2%, um resultado 0,4 p.p. acima do comparativo de 12 meses fechado em novembro. Os números são do Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira (21).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Na comparação com o mesmo período de 2019, o valor da inflação também se elevou 0,4 p.p.

“A mediana da expectativa de inflação dos consumidores para os próximos doze meses em patamar acima de 5% acende o sinal de alerta à autoridade monetária. Apesar das projeções de mercado sugerirem inflação dentro da meta para o ano que vem, os consumidores estão preocupados com algumas pressões nos preços observada nos últimos meses, projetando para 2021 um cenário pior do que esperavam para 2020 ainda que a atividade econômica se mantenha fraca no primeiro semestre”, aponta Renata de Mello Franco, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), no documento publicado pela FGV.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Se comparada às faixas da inflação, 41,4% dos entrevistados acreditam que a inflação ficou abaixo da meta de 2020, estipulada em 4,0%. Esse é o menor número de percepção da inflação abaixo do centro da meta em seis meses.

Já aqueles consumidores que acreditam que a inflação superou o teto da meta de 5,5% — considerando a banda de 1,5 p.p. para mais ou para menos a partir do centro da meta — avançou para 36,0%, contra 33,8% em novembro, também maior resultado em seis meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo a FGV, houve aumento na expectativa da inflação em todas as faixas de renda, especialmente no grupo que possui maior poder de compra. As famílias com remuneração acima de R$ 9,6 mil mostraram uma elevação de 0,5 p.p. na mediana da expectativa de inflação, para 4,5%. Esse é o maior número para essa faixa desde junho de 2019.

O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores é obtido com base em informações da Sondagem do Consumidor. Aproximadamente 75% dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião