Inflação subirá nos próximos meses e cairá somente em 2022, diz BC da Alemanha

A inflação na Alemanha deve seguir em alta durante os próximos meses, para engatar uma queda “notável” no início de 2022. Esse é o prognóstico feito pelo Bundersbank – o Banco Central da Alemanha – em relatório mensal, divulgado nesta segunda-feira, 23.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Ainda assim, o Bundesbank prevê que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha estará acima de 2% em meados do ano que vem.

O documento atribui a escalada da  inflação a gargalos na cadeia produtiva, liberação da demanda reprimida durante a pandemia e base de comparação fraca.

Quanto à atividade econômica, o BC alemão antevê uma contínua recuperação ao longo do verão da Europa, com aceleração em relação à primavera. A melhora é resultado da retirada de grande parcela das medidas de restrições à circulação para conter a covid-19.

“Setores de serviços que antes eram particularmente afetados, como o de hospitalidade, prestadores de serviços de viagem e partes do varejo, serão beneficiados com o relaxamento”, escreveram os especialistas.

O Bundersbank, contudo, alerta que a recente escalada de casos de coronavírus, em meio à disseminação da variante delta, poderia impor inesperadas incertezas à economia.

PMI da Alemanha caiu a 60,6 em agosto

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da Alemanha, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 62,4 em julho para 60,6 em agosto, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 23, pela IHS Markit.

Apesar da queda, a leitura bem acima da marca de 50 mostra que a atividade da maior economia da Europa segue se expandindo em ritmo forte neste mês, ainda que mais contido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O PMI industrial alemão recuou de 65,9 para 62,7 no mesmo período, atingindo o menor nível em seis meses. A previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal era de recuo menor, a 64,7.

O PMI de serviços da Alemanha, por sua vez, diminuiu de 61,8 em julho para 61,5 em agosto. Neste caso, a projeção era de declínio a 61.

PMI Europeu caiu para 59,5

O PMI composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 60,2 em julho para 59,5 em agosto, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira pela IHS Markit.

Apesar da queda, o resultado bem acima da marca de 50 indica que a atividade do bloco se expande em ritmo forte neste mês, ainda que mais contido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A prévia de agosto, no entanto, ficou ligeiramente abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam recuo do PMI composto a 59,6.

O PMI industrial da zona do euro diminuiu de 62,8 para 61,5 no mesmo período, como previsto por economistas e tocando o menor nível em seis meses.

Assim como na Alemanha, o PMI de serviços do bloco, por sua vez, recuou marginalmente entre julho e agosto, de 59,8 para 59,7. Neste caso, o consenso era de estabilidade do indicador.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião