Indicador Antecedente tem crescimento de 1,9% em outubro

A Conference Board e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaram nesta segunda-feira, 19 de novembro, o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) de outubro. Destaque para o crescimento do índice de 1,9% no mês, chegando a 116,2 pontos.

Com está pontuação, o Indicador Antecedente retomou seu maior valor desde janeiro.

Paulo Picchetti, economista da FGV, comentou sobre os resultados no levantamento: “O excesso de capacidade ociosa no mercado de trabalho e no setor industrial, aliados à baixa inflação, são condições favoráveis a uma retomada mais vigorosa do crescimento”.

Picchetti ainda afirma que o cenário política contribuiu para tal melhora, “O aumento significativo do IACE em outubro sinaliza que a redução das incertezas no quadro político vem se juntar a este conjunto de condições. A evolução das reformas no lado fiscal passa a ser o elemento fundamental para a aceleração do nível de atividade econômica a partir do próximo ano”.

O Índice de Expectativas do Consumidor e o Ibovespa foram as séries que deram a maior contribuição. Enquanto o Indicador Coincidente Composta da Economia (ICCE) ficou estável em outubro, sendo a pior pontuação do Indicador Antecedente.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião