IMC (MEAL3) tem prejuízo de R$ 39,6 milhões no 4T20 devido à pandemia

International Meal Company (MEAL3), ou IMC, apresentou prejuízo consolidado de R$ 39,6 milhões no quarto trimestre de 2020. Esse valor corresponde a um aprofundamento do prejuízo de R$ 25,4 milhões no mesmo período em 2019. Já no acumulado do ano, o prejuízo cresceu 2889,4%, totalizando uma perda de R$ 473,6 milhões.

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Segundo o release de resultados, o advento da pandemia da covid-19 e as restrições adotadas  afetaram significativamente os negócios da IMC.

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“Os resultados do ano foram, naturalmente, muito impactados em todas as regiões onde operamos, ficando as vendas em mesmas lojas (SSS) negativas em 26,9%. A segunda onda da pandemia e as novas medidas de restrição continuam trazendo impactos à companhia ao longo do primeiro trimestre de 2021″, informou o documento.

A receita líquida no quarto trimestre totalizou R$ 337,7 milhões, ante R$ 414,4 milhões no mesmo período em 2019. Já a receita de 2020 ficou em R$ 1,1 bilhão menor que R$ 1,6 bilhão reportado no ano anterior.

O Ebitda ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve prejuízo de R$ 4 milhões, ante lucro de R$ 52,5 milhões no período de outubro a dezembro de 2019. Por sua vez, no ano, o Ebitda ajustado ficou em R$ 35,2 milhões, recuo de 85,1%.

De acordo com o documento, esse resultado é devido a baixa contábil por ativos gerados nas aquisições de operações do Viena, Batata Inglesa e Aeroportos no Brasil. Além de despesas incorridas para perdas como reflexo da pandemia.

Vendas nas mesmas lojas do IMC recuam em todas regiões

A IMC atua no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Panamá. No País, o Frango Assado apresentou queda de 19,4% no ano, reflexo da queda no fluxo de veículos leves nas rodovias e que foi parcialmente mitigado pelas vendas de combustíveis nos postos.

As vendas nas mesmas lojas do segmento de Aeroportos tiveram redução de 53,0% reflexo da queda de 53,4% no número de voos. Nas operações de Pizza Hut, KFC e outros a queda foi de 31,7%, impactado pela reabertura gradativa após o fechamento temporário de shoppings. Somente as marcas Pizza Hut e KFC, apresentaram redução de 26,9% em 2020.

Nos EUA as vendas nas mesmas lojas apresentaram redução de18,6% em reais e queda de 36,8% em dólares americanos, também reflexos dos impactos do covid-19 com a redução no tempo de operação e capacidade.

O Caribe encerrou 2020 com vendas nas mesmas lojas reduzidas em 42,4% em reais, queda de 50,7% em moeda constante, refletindo, também, segundo a IMC, o impacto do coronavírus no fechamento dos aeroportos.

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Poliana Santos

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